Matriz de Monchique acolhe “Cantos da Quaresma” no sábado

“Cantos da Quaresma” vão soar no sábado, dia 31 de Março, na Igreja Matriz de Monchique, às 16h00. Os músicos […]

“Cantos da Quaresma” vão soar no sábado, dia 31 de Março, na Igreja Matriz de Monchique, às 16h00. Os músicos César Prata e Sara Vidal vão protagonizar este concerto, que tem o selo da Sons Vadios – Cooperativa Cultural e está inserido na programação de celebração da Semana Santa neste concelho.

«A Quaresma representa na tradição musical portuguesa um período de sublimação. Saídos da folia do Entrudo, seguem-se quarenta dias de abstinência e reflexão. Ausentes os bailes, calados os instrumentos musicais e até o toque dos sinos, a música tradicional portuguesa incorporou a religiosidade profunda da época quaresmal, geradora de formatos musicais essencialmente vocais, pungentes e profundamente belos: encomendações das almas, martírios, loas, alvíssaras», enquadra a Sons Vadios.

César Prata e Sara Vidal fizeram recolhas em várias zonas do país para criar aquilo que começou por ser um espetáculo ao vivo, estreado em 2017, mas que evoluiu para um CD, que saiu já este ano.

Neste trabalho, os músicos «desprendem o canto do compasso do rito religioso e convertem-no a uma musicalidade mais ampla, com novas sonoridades melódicas e instrumentais, pouco usuais na prática popular».

«O resultado final é o equilíbrio entre o respeito pelo legado da tradição e o atrevimento do perpetuar da reinvenção», conclui a Sons Vadios.

Comentários

pub