IPMA admite que foi tornado o que atingiu Faro e Moncarapacho esta tarde

A «análise preliminar» ao fenómeno meteorológico que, na tarde deste domingo, atingiu o Sotavento, sobretudo os concelhos de Faro e […]

Estragos do Tornado em Faro_Facebook do Município de Faro

A «análise preliminar» ao fenómeno meteorológico que, na tarde deste domingo, atingiu o Sotavento, sobretudo os concelhos de Faro e Olhão, «sugere ter-se tratado de um tornado, à semelhança do que aconteceu no passado dia 28 de Fevereiro, também na região de Faro», acaba de anunciar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A nota do IPMA salienta que, «neste momento, os impactos identificados são compatíveis, pelo menos, com danos de tornado de classe F1, na escala de Fujita clássica», ou seja, terá sido um tornado de fraca intensidade.

No entanto, «uma classificação mais precisa desta ocorrência só poderá ser efetuada após uma análise mais detalhada dos impactos em combinação com os meios de observação, em particular do radar meteorológico».

O IPMA descreve que, «entre as 16 e as 17 horas de dia 4 de Março, a região litoral do Sotavento Algarvio registou episódios de chuva e vento forte, que causaram impactos em estruturas e derrube de árvores, em particular nos concelhos de Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António».

Estes eventos estiveram associados a «uma perturbação convectiva em deslocamento para este-nordeste, vinda do mar e que entrou em terra a noroeste de Faro, próximo das 16 horas, e atingiu a fronteira com Espanha, próximo das 17 horas».

Imagem da célula convectiva que atingiu o Sotavento Algarvio – a vermelho, o tornado

Comentários

pub