Cinco barras do Algarve fechadas e uma condicionada por causa do temporal no mar

As barras marítimas de Lagos, Alvor, Albufeira, Tavira e Vila Real de Santo António estão hoje fechadas à navegação, no […]

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

As barras marítimas de Lagos, Alvor, Albufeira, Tavira e Vila Real de Santo António estão hoje fechadas à navegação, no Algarve, e outra, a de Faro/Olhão, está condicionada devido à previsão de forte agitação marítima, segundo a Marinha Portuguesa.

A barra de Faro/Olhão está fechada apenas a embarcações com comprimento inferior a 10 metros.

De acordo com a informação disponível no site da Marinha, estão ainda fechadas à navegação outras 12 barras no resto da costa de Portugal Continental: Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto, Peniche e Ericeira.

As barras marítimas de Sesimbra e Setúbal estão condicionadas a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.

Depois de ter estado sob Aviso Laranja até às 9h00 desta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou agora o litoral em aviso amarelo, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, na Costa Ocidental.

Na região Su, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade e com ocorrência de aguaceiros fracos e pouco frequentes no Alentejo até ao início da manhã.

A partir do final da tarde, o céu vai tornar-se de novo muito nublado e com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, que serão pouco prováveis no Alto Alentejo.

O IPMA prevê também vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente forte nas terras altas até ao início da manhã e para o final do dia, rodando para o quadrante sul a partir da tarde e possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas vão variar entre 2 graus Celsius (na Guarda) e 10 (em Lisboa) e as máximas entre os 9 (na Guarda) e os 17 (Santarém e Faro).

Comentários

pub