Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoA Orquestra Clássica do Sul (OCS) vai interpretar «grandes obras de música de câmara» no novo ciclo “Lethes Clássico”, a realizar-se no emblemático teatro de Faro. 

O ciclo de música de câmara “Lethes Clássico” é uma das novidades da temporada deste ano da OCS e contempla quatro concertos que são «uma excelente oportunidade para se escutarem algumas das grandes obras do repertório de Música de Câmara», diz a OCS.

O primeiro concerto, “Grandes Compositores Clássicos”, acontece já na próxima sexta-feira, dia 16 de Fevereiro, às 21h00, com um programa que se centra no estágio maduro de Wolfgang Amadeus Mozart e na fase inicial de Ludwig van Beethoven.

lagos eventos

«Ambos interessados em música de câmara, oferecem-nos duas visões diferentes do mesmo conjunto: o quinteto. Mozart propõe um quarteto de cordas ao qual uma viola é adicionada enquanto Beethoven acrescenta um piano ao quarteto clássica», declara Rui Pinheiro, maestro titular da OCS, sobre o concerto de estreia.

Nos concertos do ciclo “Lethes Clássico”, aos músicos da Orquestra Clássica do Sul junta-se a pianista algarvia Joana Vieira Shumova, como solista convidada. Os agrupamentos vão-se apresentar em diferentes formações que vão do trio ao octeto, em ensembles de sopros, de cordas e mistos.

«Abrangendo os diferentes períodos da história da música, desde o Classicismo até ao Modernismo, teremos compositores incontornáveis como Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann, Saint-Säens, Debussy e Jean Françaix», declara o maestro Rui Pinheiro.

«Um último concerto será inteiramente dedicado a mulheres compositoras, com obras de Clara Schumann, Amy Beach e Vivian Fine», sublinha.

O concerto de estreia do ciclo “Lethes Clássico” terá lugar na sexta-feira, dia 16 de Fevereiro, seguindo-se os concertos: “Grandes Compositores Românticos”, a 8 de Junho, “Grandes Compositores Franceses”, a 12 de Outubro; e “Grandes Compositoras”, a 9 de Novembro.

Os concertos têm início às 21h00 e os bilhetes custam 6 euros.

vamos à vila 2025
emarp

Também poderá gostar

Foto: ACTA

ACTA estreia 88ª produção baseada no “Sermão de Santo António aos Peixes”

Orquestra Ligeira de Lagos

Orquestra Ligeira de Lagos celebra 10 anos com dois dias de festa

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro