Novo projeto quer ajudar à «inclusão e bem-estar» dos idosos de Faro

“Histórias contadas, sorrisos partilhados” é o novo projeto da Câmara de Faro para pessoas com mais de 60 anos que […]

Créditos: Depositphotos | Foto de arquivo

“Histórias contadas, sorrisos partilhados” é o novo projeto da Câmara de Faro para pessoas com mais de 60 anos que quer promover a «inclusão, o bem-estar e a ocupação dos tempos livres». 

Para isso, a Câmara está também à procura de voluntários que queiram participar na iniciativa, a realizar-se na Biblioteca Municipal.

«Estabelecendo ou reforçando parcerias com a Plataforma Saúde em Diálogo (ESD), Associação Coração Amarelo (ACA) e Universidade do Algarve (UAlg V+), este projeto encontra-se numa fase inicial de divulgação, procurando angariar voluntários e sensibilizar o público-alvo para as futuras iniciativas a realizar», diz a Câmara de Faro.

«Pretende-se inovar na atuação junto da comunidade sénior farense, promovendo a saúde, a inclusão, o bem-estar e a ocupação dos tempos livres saudáveis num dos equipamentos que se assume com um dos mais importantes recursos comunitários da cidade, a Biblioteca Municipal, aliando a dinamização do Banco Local de Voluntariado».

«Ao potenciar a Biblioteca como local de encontro social e criativo, de desenvolvimento pessoal e cultural, tanto dos idosos como dos voluntários que integram o projeto, irão ser organizadas várias atividades regulares para esta faixa etária», acrescenta.

A primeira atividade do projeto é dirigida a todos os interessados em colaborar como voluntários. No dia 3 de Março, entre as 14h30 e as 18h00, haverá a formação “O voluntariado com idosos: desafios e perspetivas de intervenção” por Helena Cadete, da Associação Coração Amarelo.

Esta iniciativa acontecerá na Biblioteca e tem inscrição gratuita até 23 de Fevereiro através de um dos seguintes contactos: [email protected], [email protected] ou [email protected].

“Histórias contadas, sorrisos partilhados” é uma articulação conjunta entre a Biblioteca Municipal, o Gabinete de Apoio ao Idoso e o Banco Local de Voluntariado.

Comentários

pub