Olhão e Rio de Janeiro estabelecem termos para acordo de geminação

Olhão e Rio de Janeiro, no Brasil, estabeleceram os termos do acordo de geminação entre as duas cidades, dando mais […]

Olhão e Rio de Janeiro, no Brasil, estabeleceram os termos do acordo de geminação entre as duas cidades, dando mais um passo neste processo. Estes termos foram definidos durante a visita do prefeito da cidade brasileira, Marcelo Crivella, à cidade cubista.

Segundo conta a Câmara de Olhão, «do encontro com o seu anfitrião português, António Miguel Pina, que contou também com a presença do Cônsul-Geral do Brasil em Faro, Igor Kipman, resultou um documento, onde se encontram instituídos os princípios da geminação entre as duas cidades».

Estes princípios assentam «nos laços históricos entre Portugal e o Brasil» e no facto de «o Rio e Olhão compartilharem muitas áreas de interesse comum, tais como a sua relevância global e regional, as afinidades culturais que ligam ambas as sociedades e os desafios que enfrentam para inovar».

Segundo a autarquia olhanense, «esta geminação visa promover a solidariedade, a amizade e a compreensão entre as duas cidades, bem como a cooperação entre os habitantes de ambos os lados do Atlântico».

Com este acordo, «ambas as cidades se comprometem em trabalhar conjuntamente na promoção de políticas públicas que promovam o intercâmbio cultural, artístico, musical, desportivo e turístico».

Desde 2008, por iniciativa da prefeitura da cidade brasileira, Olhão foi decretada Cidade Irmã do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro é um município brasileiro, capital do estado homónimo, situado no sudeste do país. É o maior destino turístico internacional do Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul.

Comentários

pub