Lagoa quer ter um museu que celebre a cidadania e os movimentos sociais

A Câmara de Lagoa quer construir um museu no antigo edifício dos Paços do Concelho. O projeto do Museu de […]

A Câmara de Lagoa quer construir um museu no antigo edifício dos Paços do Concelho. O projeto do Museu de Lagoa – Movimentos Sociais e de Cidadania, «inédito em Portugal», foi apresentado na passada terça-feira e a Câmara lagoense espera que seja uma realidade dentro de dois anos.

«O município de Lagoa propõe-se criar um museu dedicado à história das ideias políticas, da governança e da cidadania, partindo dos movimentos sociais que ocorreram em Lagoa, em Portugal, na Europa e no Mundo, na época contemporânea», explicou a Câmara de Lagoa.

Neste espaço museológico, será celebrada a história de «conceitos estruturantes» na sociedade atual, como «liberdade, democracia, Constituição, parlamentarismo, poder local e municipalismo».
O Museu de Lagoa fará «a história destes conceitos, enquadrando-os com figuras históricas e momentos dos últimos dois séculos da história local, nacional e internacional».

«Com o processo agora iniciado e com as atividades que se projetam levar a cabo nos próximos dois anos neste âmbito, Lagoa pretende construir importantes ferramentas de natureza histórica e pedagógica e colocá-las ao serviço da formação de cidadãos cada vez mais informados e participativos», concluiu a Câmara de Lagoa.

Comentários

pub