Inscrições para programa de residências artísticas do CECAL estão abertas até 1 de Junho

As inscrições de artistas para o Programa de Residências de Criação Artística do CECAL – Centro de Experimentação e Criação […]

As inscrições de artistas para o Programa de Residências de Criação Artística do CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé estão abertas até ao dia 1 de Junho.

Segundo explica a Câmara de Loulé, «podem candidatar-se a esta iniciativa todos os artistas que trabalhem nas áreas das artes plásticas, artes performativas, da música, da fotografia, vídeo ou som, numa vertente que poderá ser multidisciplinar e onde serão valorizados os projetos que operem uma reflexão ou que tomem como objeto de trabalho o território plural do concelho de Loulé e do Algarve».

As residências podem ser de longa duração (três meses) ou de curta duração (até um mês). No final de cada residência, os participantes devem entregar um memorando, ou um making-of, do processo de trabalho desenvolvido, podendo realizar-se uma exposição dos trabalhos resultantes da residência.

O júri é composto por um elemento da Câmara Municipal de Loulé, um da Universidade do Algarve e um da área artística do projeto. «O mérito do candidato, a originalidade e pertinência da proposta, o caráter inovador e experimental da proposta e a adequação do projeto ao programa são alguns dos parâmetros de análise das candidaturas», adianta a autarquia.

A Câmara de Loulé explica que os objetivos destas residências passam por «apoiar a criação e divulgação artística, incentivar a investigação e experimentação artística como ferramenta de intervenção ativa e dinâmica no território envolvente e estimular a interação da comunidade artística com as populações locais».

Comentários

pub