PCP quer saber se a ribeira do Vascão está ou não contaminada

O PCP quer que o Governo revele quais foram os resultados das análises que foram feitas na ribeira do Vascão, […]

O PCP quer que o Governo revele quais foram os resultados das análises que foram feitas na ribeira do Vascão, na sequência de uma denúncia feita em Novembro pela Cumeadas – Associação de Proprietários Florestais de Cumeadas do Baixo Guadiana, de Alcoutim, que acredita que a morte de alguns animais de caprinicultores do Nordeste Algarvio poderá estar ligada à contaminação das águas desta ribeira.

Após o alerta, técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente deslocaram-se ao local e recolheram amostras de água da ribeira do Vascão, depois de se terem reunido com a associação.

«Contudo, os resultados das análises dessas amostras ainda não foram divulgados publicamente, mantendo-se a suspeita, entre os caprinicultores e agricultores da zona, de que a mortandade invulgar de animais de criação que pastoreiam na zona envolvente da ribeira do Vascão poderá estar ligada a uma contaminação das águas desta ribeira», segundo o PCP.

Isto levou Paulo Sá, deputado do PCP à Assembleia da República eleito pelo Algarve, a perguntar ao Governo se as análises já foram feitas e quais o seu resultado, nomeadamente se se confirma a suspeita de contaminação das águas da ribeira.

«Em caso afirmativo, identificou a Agência Portuguesa do Ambiente as causas dessa contaminação? Que medidas já foram ou serão tomadas para eliminar os focos de contaminação?», questionaram, ainda, aos comunistas.

Comentários

pub