Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoNos céus de Monchique, em vez do som dos sinos, tem ecoado, nestas últimas semanas, o barulho das motosserras. Tudo porque o escultor Nelson Ramos está a transformar um velho pinheiro doente e marcado para abate num original presépio em madeira, em pleno Largo dos Chorões, no centro da vila.

«Quando se abate uma árvore, perde-se uma história e as memórias ligadas a essa árvore. Mas quando a transformo numa escultura, no fundo essa árvore continua viva», disse o escultor ao Sul Informação.

Na tarefa de esculpir as figuras do presépio nesse velho tronco, Nelson Ramos tem sido ajudado pela sua mulher, Maria Mendes, enquanto a filha se ocupa dos contactos com as muitas pessoas que por ali param a ver o casal de escultores a trabalhar.

jf-quarteira

«Eu trabalhei como madeireiro, na serra, mais de 35 anos, e sempre de motosserra na mão. Mas nunca seria capaz de fazer uma coisa assim tão bonita», comentou Manuel Duarte, de 78 anos, um dos muitos apreciadores das obras em curso.

O sucesso desta iniciativa, promovida pela Câmara de Monchique, foi tão grande que, esgotadas as duas semanas previstas para a sua intervenção, o artista continuará a trabalhar, para acrescentar novas peças ao presépio de grandes dimensões. E poderá ser encontrado no Largo dos Chorões, no centro de Monchique, pelo menos até sábado próximo.

Sul InformaçãoE, além de poderem apreciar o trabalho ao vivo, os visitantes podem ainda comprar algumas peças que resultam do labor de Nelson Ramos e do seu amor pela madeira. Entre as peças que podem ser compradas, nem sequer falta um emblema do Benfica, com a águia em relevo.

Esta é apenas uma das muitas iniciativas da programação especial de Natal e Ano Novo em Monchique, que, sob o lema «Monchique Serra Natal», desta vez tem a preservação da Serra como mote principal.

Assim, até 6 de Janeiro, está a decorrer a 6ª Mostra Gastronómica de Natal “Sabores de Monchique”, durante a qual se poderá encontrar e saborear, nos restaurantes aderentes, a gastronomia tradicional da região.

Trata-se de «mais uma oportunidade de atrair visitantes ao concelho e de divulgar os produtos tradicionais na oferta gastronómica apresentada pela restauração local, os quais já fazem parte das especialidades da Serra de Monchique», diz a autarquia monchiquense.

Na sexta-feira, dia 22, às 21h00, a Igreja Matriz de Monchique recebe o Concerto de Natal pelo Coro Infantil e Jovem “Vivaci Vivacissimo” da Paróquia de Monchique.

Entre o dia 28 de Dezembro (sempre às 21h00) e 1 de Janeiro (às 17h00), o Heliporto Municipal acolhe a enorme tenda onde se apresentará o espetáculo de Fim de Ano, com o grupo de novo circo francês Klaxon. Trata-se de uma produção integrada na programação «Lavrar o Mar», financiada pelo 365Algarve.

No dia 5 de Janeiro à noite, a partir das 20h30, o Largo dos Chorões irá encher-se com o Encontro de Reis, onde se entoarão os tradicionais cantares de Janeiras, numa organização da Junta de Freguesia de Monchique.

No dia seguinte, 6 de Janeiro, às 21h00, é a vez do Concerto de Ano Novo pela Banda Filarmónica de Silves, na Igreja Matriz de Monchique.

 

Fotos: Nelson Inácio|Sul Informação

inframoura cada gota importa
savewater

Também poderá gostar

Sul Informação - Villa Termal Spa Hotel reabre renovado em Monchique antes de mais obras de renovação

Villa Termal Spa Hotel reabre renovado em Monchique antes de mais obras de renovação

Obras modernização PRR escolas

Quatro escolas do Algarve sofrem 31 milhões de euros de obras de modernização pagas pelo PRR

Sul Informação - “Retomar Monchique” apoia 67 empresas do concelho afetadas pela pandemia

Monchique investe 3 milhões em parque industrial projetado há décadas