Moncarapacho expõe presépio em mármore

64 figuras em mármore, criadas por Manuel Brito, compõem o presépio que a Casa-Museu José Fernandes Mascarenhas, em Moncarapacho (Olhão), vai […]

64 figuras em mármore, criadas por Manuel Brito, compõem o presépio que a Casa-Museu José Fernandes Mascarenhas, em Moncarapacho (Olhão), vai mostrar ao público a partir do próximo sábado, dia 16 de Dezembro, às 15h00.

Natural de Moncarapacho, mas há muitos anos a viver na freguesia de Quelfes, Manuel Brito tem 85 anos de idade.

«Canteiro, profissão que abraçou desde novo, é autor de uma numerosa e diversificada coleção de trabalhos artísticos em mármore, na qual se inclui este presépio», diz a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta.

«Criados a partir de pequenas aparas de mármore, os seus trabalhos são reveladores da dedicação, mestria e paixão com que ao longo da vida tem exercido esta arte».

A recriação de uma noite de Natal numa casa rural algarvia de antigamente, um presépio de “searinhas”, como era armado tradicionalmente no Algarve, e os presentes deixados pelo Menino Jesus na chaminé da casa «constituem outros tantos motivos de interesse que a Casa-Museu tem para oferecer a quantos quiserem reviver estas tradições».

O evento, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho/Casa-Museu Dr. José Fernandes Mascarenhas, tem a colaboração do Centro de Convívio da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta e da Escola Básica 2.3 António João Eusébio.

As exposições podem ser visitadas até 16 de Janeiro na Casa-Museu, situada na Rua 5 de Outubro, em Moncarapacho, às terças-feiras, das 10h00 às 13h00.

Também podem ser efetuadas marcações para visitas para escolas e instituições de apoio à infância e à terceira idade, pelo telefone 289 792 478.

Comentários

pub