Algarve teve mais hóspedes em Outubro e aproximou-se dos 18 milhões de dormidas em 10 meses

As unidades hoteleiras do Algarve receberam mais hóspedes e teve mais dormidas em Outubro do que no mesmo mês do […]

As unidades hoteleiras do Algarve receberam mais hóspedes e teve mais dormidas em Outubro do que no mesmo mês do ano passado, segundo os dados revelados esta sexta feira pelo Instituto Nacional de Estatística e divulgados pela Região de Turismo do Algarve (RTA). Estes indicadores ajudaram à forte subida dos proveitos totais para os 84,7 milhões de euros, um crescimento homólogo de 11,2%.

No que toca aos hóspedes, passaram perto de 400 mil pessoas pelas unidades hoteleiras algarvias, que geraram 1,8 milhões de dormidas, mais 5,5% e 4,8% que em Outubro de 2016, respetivamente.

Um bom desempenho que vem engrossar os números da hotelaria do Algarve nos 10 primeiros meses do ano (Janeiro a Outubro), período em que recebeu um total de 3,8 milhões de hóspedes (+4,9% do que em 2016), que geraram 17,9 milhões de dormidas (+5,4%) e proveitos totais que ascendem aos 982,8 milhões de euros (+13,3%).

Em Outubro, o crescimento foi impulsionado, em grande medida, pelo mercado interno. Foram os portugueses que mais contribuíram para a estatística, tendo sido registado um incremento de 17,8% de turistas nacionais nos hotéis da região. As dormidas do mercado externo também cresceram, mas “apenas” 3,3%.

«No mês de Outubro foi, igualmente, anunciada pela Algarve Golfe uma cifra nunca antes alcançada nos campos algarvios, acima das 170 mil voltas de golfe, que acresce 6% em relação ao ano anterior. Entre Janeiro e Outubro registam-se 1,17 milhões de voltas de golfe acumuladas na região. Já o Aeroporto de Faro movimentou em Outubro mais 8,5% de passageiros e acumula um crescimento de 15,4% nos dez primeiros meses do ano», segundo a RTA.

Desidério Silva, presidente desta entidade, destacou o «bom momento» vivido pelo turismo algarvio, que levaram a que, em Outubro, a região tenha assumido «um peso de 33,5% no contexto nacional».

O responsável pelo turismo algarvio destaca também o desempenho do mercado interno, que «cresceu como há muito não se via e muito acima dos mercados externos».

«Pode vir aí mais um ano recorde, fruto do excelente trabalho que os parceiros privados e públicos do setor estão a desenvolver no destino», acredita Desidério Silva.

Comentários

pub