Tubarão “pré-histórico” foi capturado na costa algarvia

Um tubarão “pré-histórico”, «de características pouco comuns», foi capturado, no passado mês de Agosto, na costa algarvia, por investigadores do […]

Um tubarão “pré-histórico”, «de características pouco comuns», foi capturado, no passado mês de Agosto, na costa algarvia, por investigadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve. 

Segundo o IPMA, foi a bordo de um arrastão comercial, no âmbito do projeto “MINOUW – Iniciativa para a minimização de capturas das capturas indesejadas nas pescarias europeias”, que os investigadores capturaram o tubarão.

Este é um macho da espécie tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus), com cerca de 1,5 metros.

O tubarão, que foi capturado a 700 metros de profundidade, é «um verdadeiro fóssil vivo» e «possui um corpo longo e esguio e uma cabeça que lembra a de uma cobra».

Também «apresenta uma dentição muito particular, sendo a sua biologia e ecologia pouco conhecidas».

Apesar de ter uma vasta distribuição geográfica, ao longo de todo o Oceano Atlântico, desde a costa norueguesa, passando por águas escocesas, da Galiza, Açores, Madeira e Canárias, descendo a costa africana até ao Índico, atingindo, ainda, o Japão, Austrália e Nova Zelândia, este tubarão «não é muito frequentemente capturado devido às profundidades a que vive».

Comentários

pub