Requalificação do Largo de Tributo a Paco de Lucía tem financiamento europeu aprovado

A candidatura, a financiamento do FEDER, da requalificação do Largo Manuel Gomes, de Tributo a Paco de Lucía, em Monte […]

Maria de Fátima Gomes, prima de Paco de Lucía

A candidatura, a financiamento do FEDER, da requalificação do Largo Manuel Gomes, de Tributo a Paco de Lucía, em Monte Francisco (Castro Marim), foi aprovada. 

Enquadrada no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE) e aprovada no âmbito do Algarve 2020, a obra é financiada em 70%, estimando-se o total do investimento em 325 mil euros.

A ideia é prestar tributo ao «eterno génio da guitarra e à memória de sua mãe Luzia Gomes, natural desta povoação castromarinense», diz a Câmara de Castro Marim.

A requalificação engloba também a já concluída beneficiação das ruas da envolvente (zona nascente). Ao mesmo tempo decorreu também a pavimentação das ruas da zona poente da localidade, empreitada avaliada em cerca de 100 mil euros.

O Largo Manuel Gomes – Tributo a Paco de Lucía «nasceu da vontade de ampliar e promover o laço do mestre absoluto do flamenco a Castro Marim, mais especificamente a Monte Francisco, onde viveu a sua mãe, cuja alegria e semblante lusitano sempre o orgulhou e inspirou», diz a autarquia castromarinense.

A sua ligação às raízes maternas perpetua-se no nome artístico de Francisco Gustavo Sánchez Gomes – Paco de Lucía – e nos álbuns “Castro Marín” (1981) e “Luzia” (1998).

O Largo Paco de Lucía será um memorial ao guitarrista, que evoca e resgata um pouco da vida e da obra do músico, compositor e intérprete.

«Está prevista a criação de um espaço pedonal ajardinado, conjugado com peças artísticas, do pintor Carlos Luz e do escultor Carlos Oliveira, que invocam sensorialmente o artista Paco de Lucía, com alusão ao instrumento que elegeu: a guitarra».

No local será ainda instalado um sistema áudio, para disponibilizar aos visitantes o legado musical do génio da guitarra e do flamenco.

A Câmara de Castro Marim também tem organizado o Festival de Lucía, amadrinhado pela fadista Mariza, que terá em Agosto de 2018 a sua 3ª edição (apoiado pelo Algarve 2020, com uma taxa de cofinanciamento de 60% pelo FEDER).

Em curso está também a geminação com o município de Algeciras, de Andaluzia, de onde era natural Paco de Lucía.

Comentários

pub