Ocupação hoteleira no Algarve em Outubro foi a melhor dos últimos 18 anos

A taxa de ocupação global média/quarto no Algarve, em Outubro, foi a mais alta desde o ano de 1999. A […]

A taxa de ocupação global média/quarto no Algarve, em Outubro, foi a mais alta desde o ano de 1999. A taxa atingiu os 75%, mais 3,1% do que no ano passado, de acordo com dados divulgados pela Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

A juntar ao aumento da taxa de ocupação, o volume de vendas também subiu 9,8% no mês de Outubro.

De acordo com a associação hoteleira, «o mercado alemão foi o que mais contribuiu para a subida verificada (+4,9pp)», enquanto «o mercado britânico (-5,8pp) foi o que apresentou a maior descida».

A AHETA destaca ainda «as subidas registadas nos mercados com menor expressão, designadamente França, Bélgica, Polónia, Suíça e Irlanda».

Por zonas geográficas, as maiores subidas ocorreram nas zonas de Carvoeiro / Armação de Pêra (+15,3%) e Portimão / Praia da Rocha (+11,1%). Já Albufeira registou uma subida de 3,9%.

A única zona que registou uma descida (-15%) foi a de Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago.

Por categorias, a AHETA assinala a subida «em todos os estabelecimentos com exceção dos hotéis de 5 estrelas que registam uma descida média acumulada desde o início do ano de 6,5%».

Segundo a associação hoteleira, «em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação quarto regista uma subida de 2,3% e o volume de negócios um crescimento acumulado de 8,9%».

Comentários

pub