III “Poesia a Sul” «termina com a maior adesão de sempre»

O III Encontro Internacional Poesia a Sul, que se realizou de 3 a 12 de Novembro, terminou com «a maior […]

O III Encontro Internacional Poesia a Sul, que se realizou de 3 a 12 de Novembro, terminou com «a maior adesão de sempre». 

A iniciativa «trouxe a vários espaços da cidade alguns dos melhores nesta área, com uma participação por parte do público cada vez maior, no evento literário organizado pelo Município de Olhão e comissariado pelo poeta Fernando Cabrita», diz a Câmara de Olhão.

 

Os Paços do Concelho, o Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, o Museu Municipal – Edifício do Compromisso Marítimo, a Galeria Sul, Sol e Sal, os Mercados Municipais e o caíque Bom Sucesso foram apenas alguns dos espaços que receberam o Poesia a Sul mais internacional de sempre, com a presença na cidade cubista de convidados de Marrocos, Cuba, Espanha, Brasil, República Dominicana, França, Irlanda, México, Porto Rico, Holanda, Vietname, Turquia, Argentina, Chile, Venezuela e, naturalmente, Portugal.

A lista de participantes, mais de meia centena de poetas, músicos, professores, conferencistas e tradutores, vindos de 16 países, representou, mais uma vez, «uma oportunidade de divulgação da poesia contemporânea internacional e de contacto direto do público com os escritores que a criam e produzem, num cenário privilegiado, como é a cidade de Olhão», diz a Câmara Municipal.

Em termos de programação paralela, «muitos foram os pontos de interesse, com destaque para eventos musicais, exposições e visitas dos poetas participantes às escolas do concelho, para encontros com os alunos».

A edição de 2017 do “Encontro Internacional Poesia a Sul” ficou também marcada pelo estabelecimento de parcerias com dois congéneres de reputação mundial: o Festival Internacional de Poesia de Marraquexe, um dos mais importantes certames literários de Marrocos, e o Encontro Literário Internacional Verso Adentro, de Aracena, Espanha.

A IV edição do Poesia a Sul, que ocorrerá em 2018, antevê-se «já de consolidação e crescimento, com poetas de países como Japão, Panamá e Porto Rico a terem já manifestado o seu interesse em participarem no evento», conclui a Câmara Municipal.

Comentários

pub