Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine
Sul Informação - Solidariedade que acelera o crescimento e o emprego

Erasmus: 30 anos e 9 milhões de participantes depois, a Europa está muito mais rica

Sul InformaçãoEm 2017, o mais famoso programa de mobilidade, convívio e aprendizagem completa 30 anos de vida. Atualmente, o programa Erasmus é uma imagem de marca da União Europeia, um dos pilares da sua integração, sendo reconhecido mundialmente. Esta iniciativa une pessoas de origens muito diferentes e contribui para o desenvolvimento de competências necessárias para o sucesso na vida profissional e pessoal.

Até hoje, no total, o programa Erasmus proporcionou uma experiência internacional a mais de 9 milhões de cidadãos. Desses, estima-se que mais de 211 mil portugueses tenham usufruído do programa Erasmus, sendo 116 mil deles estudantes do ensino superior – valores impressionantes mas que, mesmo assim, mantêm Portugal como um país que recebe mais pessoas do que aquelas que envia para outros países ao abrigo do programa.

A convivência cultural promove a curiosidade, o respeito e a tolerância pelo outro. Aproxima-nos e conquista-nos pelas diferenças. Transporta-nos para uma realidade completamente diferente, repleta de vários idiomas, comida e sabores a provar, hábitos e costumes diferentes a respeitar – uma experiência de vida única e um ponto de viragem para muitos jovens. É desta partilha que nasce a noção de cidadania europeia, complementar à nossa identidade nacional.

jf-quarteira

Por outro lado, há quem opte por fazer um programa de mobilidade para enriquecer o seu currículo, estudar numa faculdade estrangeira ou simplesmente melhorar as suas perspetivas de emprego – afinal a taxa de desemprego dos jovens que estudaram ou treinaram no exterior é 23% menor em relação aos restantes.

Esta foi uma das razões que levou o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a dizer que todo o dinheiro investido no programa Erasmus+ é um investimento no futuro: no futuro de um jovem e no nosso ideal de Europa. Os 2,1 mil milhões de euros direcionados para os mais de 19 mil projetos e 69 mil organizações revelam o compromisso da Europa com os seus cidadãos e o futuro.

Graças ao seu sucesso e impacto positivo, a Comissão Europeia resolveu expandir a iniciativa para uma oferta mais inclusiva – à mobilidade de estudantes acrescentam-se programas de educação informal, formação profissional, juventude e desporto.

O Erasmus+ nasceu para que estudantes, estagiários, professores ou voluntários, de dentro ou fora da União Europeia, pudessem conhecer, aprender e viver uma forma de vida diferente.

Este passo em frente facilita a cooperação intercultural e entre gerações e, em simultâneo, permite combater o abandono escolar precoce e promover a frequência e conclusão do ensino superior, uma cidadania ativa, um estilo de vida saudável e os valores europeus: respeito pela dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de Direito e direitos humanos, nomeadamente os direitos das minorias, a não discriminação, a tolerância, a justiça, a solidariedade e a igualdade entre homens e mulheres.

Parece, assim, justo que 2017 seja um ano não só para comemorar tudo o que o programa Erasmus+ alcançou até à data mas também para refletir sobre o futuro da Europa que podemos construir juntos.

 

Autora: Sofia Colares Alves é chefe da Representação da Comissão Europeia em Lisboa

Banner lateral albufeira
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - Dino d’ Santiago deu um “mergulho” na multidão em Tavira [fotogaleria]

Festival F vai ter Dino com Orquestra, Nenny, Buba, NAPA e Lena d’Água

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Fotogaleria: Richie Campbell e Slow J fizeram a festa na Semana Académica, hoje é dia de Miguel Azevedo

Richie Campbell e Clã entre as muitas propostas do Verão de Monchique