Cine-Teatro Louletano acolhe estreia no Algarve do espetáculo “Síndrome” de Olga Roriz

A Companhia Olga Roriz vai apresentar a sua mais recente produção “Síndrome” no Cine-Teatro Louletano, na sexta-feira, dia 17 de […]

A Companhia Olga Roriz vai apresentar a sua mais recente produção “Síndrome” no Cine-Teatro Louletano, na sexta-feira, dia 17 de Novembro, às 21h30, naquela que será a estreia absoluta deste espetáculo, no Algarve.

Em nova vinda à região, a coreógrafa Olga Roriz traz «uma proposta inquietante e intensa, entre teatro e dança contemporânea, cujo grande tema é a experiência do humano perante a catástrofe: o que resta, como se reage e o que se sente depois de uma calamidade?», segundo a Câmara de Loulé.

Nas palavras da companhia de dança contemporânea, em “Síndrome”, «homens e mulheres de cal, numa cidade ainda em guerra, carregam as memórias dos gestos. Come-se pão, fala-se sobre a dignidade humana, sobre a solidão. Vive-se a verdade, as expetativas, as aspirações e desencantos. Baralham-se as convenções, e faz-se daquele lugar um outro, ou apenas um palco a existir como tal, numa relação entre o ser humano, o tempo, o espaço e a matéria. Naqueles corpos reconstroem-se os afetos, o mundo imprime-se no olhar, no rosto, no corpo e nas palavras, em direção a outros caminhos do sentir».

Neste espetáculo, acrescentam, «poderá coabitar um discurso poético com um outro político, racista, religioso, sobre ataques terroristas ou os direitos humanos, a fome e os poços de petróleo, a construção do muro do México ou apenas problemas pessoais mas comuns e transmissíveis».

“Síndrome” parte de outra produção de Olga Roriz, a peça “Antes que matem os Elefantes”, «transformando-o num novo espaço, solitário e individual, envolto num ambiente de utopia como uma suspensão da realidade, em busca do que ficou esquecido, do que se perdeu».

A direção e coreografia são assinadas por Olga Roriz, contando com os intérpretes André de Campos, Beatriz Valentim, Beatriz Dias, Bruno Alexandre, Bruno Alves, Carla Ribeiro, Francisco Rolo e Marta Lobato Faria. A seleção musical é de Olga Roriz e João Rapozo, com cenografia e figurinos de Olga Roriz.
Os bilhetes custam 12 euros para o público em geral e 10 euros para maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo é aplicável a este evento.

Comentários

pub