«Cerca de 28 mil pessoas» já se vacinaram gratuitamente contra a gripe nos Centros de Saúde algarvios

«Cerca de 28 mil pessoas» já se vacinaram gratuitamente contra a gripe nos Centros de Saúde do Algarve e em […]

«Cerca de 28 mil pessoas» já se vacinaram gratuitamente contra a gripe nos Centros de Saúde do Algarve e em instituições abrangidas pela vacinação gratuita, entre os dias 1 de Outubro e 12 de Novembro. 

Em comparação com igual período do ano passado, há um «acréscimo de mil pessoas vacinadas gratuitamente», de acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

A vacina contra a gripe é gratuita para todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas, independentemente da idade, residentes ou internadas em instituições e para pessoas com patologias crónicas ou outras condições (conforme a Norma da Direção Geral de Saúde), profissionais de saúde (do Serviço Nacional de Saúde) e bombeiros.

Para vacinar-se gratuitamente contra a gripe, basta dirigir-se ao Centro de Saúde da sua área de residência, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora.

«É ainda recomendada a vacinação contra a gripe (neste caso não é gratuita), a pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos, a pessoas pertencentes a grupos alvo prioritários, como as de alto risco de desenvolverem complicações pós-infeção gripal e aos seus coabitantes, pessoal de infantários, creches e equiparados, pessoas com patologias crónicas e condições para as quais se recomenda a vacinação (conforme a Norma da DGS)», diz a ARS.

Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias de oficina através de prescrição médica e com comparticipação de 37%.

«Os vírus da gripe estão em constante alteração, motivo pela qual todos os anos são produzidas novas vacinas contra a gripe. A vacinação é a melhor prevenção, sobretudo em relação às complicações graves», considera a ARS.

A vacina pode ser administrada durante todo o Outono e Inverno, de preferência até ao fim do ano civil. Aém da vacinação, e para prevenir a propagação da gripe e de outras infeções respiratórias, recomenda-se a todas as pessoas com sintomas respiratórios que tomem as medidas habituais.

A saber: cobrir a boca e nariz com um lenço de papel ao tossir e espirrar, colocar, imediatamente, o lenço de papel usado nos recipientes do lixo, tossir e espirrar para o braço e não para as mãos e lavar as mãos com água e sabão após contacto com secreções respiratórias e objetos contaminados.

No caso de sentir os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá contactar a linha de Saúde SNS 24 (808 24 24 24) que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado.

Comentários

pub