Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoA segunda fase da obra de requalificação da praia de Monte Gordo, que envolve a demolição dos antigos apoios de praia e a construção de novas estruturas em materiais uniformizados, vai arrancar no próximo dia 15 de Novembro. 

Essas novas estruturas ficarão ao mesmo nível do passadiço já existente.

O plano, já aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), contempla a construção de 18 novos concessionários – que irão substituir os atuais – sendo futuramente acessíveis quer através do corredor central, quer da Avenida Marginal.

festival do marisco de olhao

«Recorde-se que o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), aprovado pelo anterior executivo socialista da autarquia, apenas previa a construção de oito apoios de praia mas, através da sua revisão e do conjunto de reuniões desenvolvidas entre a Câmara Municipal e a APA, foi possível a instalação de 18 unidades», nota Conceição Cabrita, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António.

«Desta forma, todos os empresários que detinham atividade na praia e possuíam a sua situação regularizada não necessitaram de submeter-se a concurso, pondo-se fim ao sistema de licenças precárias que vigorava até ao momento», prossegue a autarca.

De acordo com o estipulado pelos proprietários e pela APA, os atuais restaurantes poderão funcionar até ao dia 1 de Novembro, data após a qual deverão libertar as estruturas.

Sul InformaçãoO processo de demolição será conduzido pela Câmara Municipal de VRSA, enquanto a construção dos novos apoios de praia será suportada pelos proprietários.

«Significa isto que, no próximo Verão, teremos já uma praia com mais qualidade, novos acessos e novos apoios, finalizando-se assim uma das maiores operações de requalificação urbanística e ambiental levada a cabo no nosso concelho», prossegue Conceição Cabrita.

Com esta medida, o município prossegue a renovação de uma das suas principais zonas balneares, cuja primeira fase, concluída em Julho, dotou a praia com o maior passadiço do sotavento algarvio, com uma extensão de 3 quilómetros.

«A requalificação da praia de Monte Gordo é uma imposição do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura – VRSA, que prevê a criação de acessos e estruturas de apoio que não colidam com o cordão dunar. Em todo o Algarve têm existido operações semelhantes em várias praias, quase todas elas assentes na construção de passadiços sobrelevados», explica a Câmara de VRSA, que coordena a intervenção, apesar de esta ser da responsabilidade da APA.

E o atual passadiço manterá a atual altura? «Não. Tal como sucedeu na obra de requalificação da praia da Manta Rota, a reconstrução da duna irá cobrir praticamente toda a estrutura de suporte do passadiço, vencendo a altura/cota atualmente existente. A tendência é que o passadiço fique ao mesmo nível do areal», conclui.

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica

EM531 (1)

Estrada do Aeródromo, entre a Penina e Montes de Alvor, avança para obras

Apresentação_Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico_VRSA (3)

VRSA tem plano para ser destino turístico «mais competitivo, atrativo e sustentável»