Algarve Classic Festival transforma Autódromo num «museu vivo»

O Algarve Classic Festival realiza-se de 27 a 30 de Outubro, transformando o Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, […]

Foto de arquivo

O Algarve Classic Festival realiza-se de 27 a 30 de Outubro, transformando o Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, num «verdadeiro museu vivo», com carros de outros tempos. 

«Após o sucesso de 2016, a grande atração do evento deste ano será a participação de novos campeonatos internacionais, onde se esperam cerca de 300 viaturas e 500 pilotos de mais de 25 diferentes nacionalidades», explica o AIA.

Apostando na continuidade, o Algarve Classic Festival espera oferecer, este ano, «um espetáculo ainda mais diversificado, na presença das várias modalidades do “Historic Racing” internacional».

No paddock e pista algarvias, os espectadores vão poder «não só apreciar a beleza das “jóias de competição” do passado, mas também vê-las e ouvi-las em pista», assim como, usufruir da possibilidade de interagir com os pilotos e com as equipas que as tratam.

Uma das novidades será o regresso dos Fórmula 1 até 1966. Os antigos monolugares da BRM, Lotus, Maserati, na altura guiados por Juan Manuel Fangio, Stirling Moss ou Jim Clark, estarão presentes, depois terem competido na época em Portugal, em circuitos como a Boavista e Monsanto.

«Outra novidade de bastante agrado do público será com certeza o regresso dos Turismos até 1966, conhecidos como U2TC, com as famosas disputas entre Cortina Lotus, Alfa Romeo GTA e os irrequietos Mini Cooper S».

Fazendo parte do habitual espetáculo, estarão também os campeonatos “GT & Sports Cars Cup” para Grande Turismos originais anteriores a 1965, o Iberian Historic Endurance, o “Stirling Moss Trophy” para sportscars anteriores a 1961 e do “HTTC” para Turismos Grupo A até 1986, este ano com uma prova de resistência de duas horas, além das restantes provas que compõem o programa.

Para Paulo Pinheiro, responsável do Autódromo Internacional do Algarve, «é com enorme satisfação que o Autódromo Internacional do Algarve volta a acolher a prova que é já um marco no calendário dos gentleman drivers. Um evento único que prima pelo sucesso e elegância dos carros históricos, que caracterizam o fim de semana repleto de razões de interesse para os aficionados. Acreditamos que este será mais um evento de excelência».

Já Diogo Ferrão, organizador do Iberian Historic Endurance, comentou: «quando assumimos a co-organização do Algarve Classic Festival, o primeiro objetivo foi recuperar o evento e torná-lo o melhor do Sul da Europa. Agora temos um novo objetivo: fazer do evento um dos cinco melhores da Europa. Temos condições ao nível de infraestruturas e de conceito de evento, agora será necessário excedermos nos nossos esforços e trabalhar todos os pormenores para conseguir chegar a tal patamar nos próximos anos».

Os aficionados poderão adquirir os bilhetes e ficar a conhecer mais detalhes aqui.

 

Comentários

pub