Portimão equipa bibliotecas escolares com tablets para mostrar livro digital sobre o concelho

A Câmara de Portimão equipou cada uma das nove bibliotecas escolares do concelho com 26 tablets, que vão permitir aos […]

Imagem de Arquivo

A Câmara de Portimão equipou cada uma das nove bibliotecas escolares do concelho com 26 tablets, que vão permitir aos alunos destes estabelecimentos aceder e desfrutar da biblioteca virtual disponibilizada pela Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal, que passou a contar com um livro sobre este concelho algarvio.

Esta biblioteca digital integra «uma coleção de livros interativos, escritos e editados especialmente para os alunos das escolas do 1º ciclo», que se debruçam sobre os dez municípios que já aderiram à plataforma, segundo a autarquia portimonense.

Cada um destes livros «retrata um monumento, uma figura histórica, uma lenda e o brasão do concelho» e pode ser consultado não só nos tablets que agora existem nas bibliotecas escolares portimonenses, mas também, «no futuro, em qualquer smartphone ou tablet com ligação à Google Play ou Apple».

«A apresentação disponibiliza textos, que também podem ser escutados, vídeos e animações 3D que valorizam e esclarecem as temáticas relativas ao concelho de Portimão, tais como o património que engloba a Igreja Matriz de Portimão (Igreja da Nossa Senhora da Conceição), a figura relevante da cidade – Manuel Teixeira Gomes, o sétimo Presidente da República Portuguesa, a lenda sobre a cidade – “Lenda da Pedra Mourinha” – e o brasão da cidade», descreveu a autarquia.

Além da informação, o livro digital sobre Portimão tem associado um caderno onde os alunos «podem tomar notas e fazer exercícios».

«O livro digital foi concebido para ser utilizado em contexto de sala de aula e em família, nos modos online e offline, de forma a promover o livre acesso a recursos educativos áudio-scripto-visuais adequados a crianças do 1º. Ciclo do ensino básico», acrescentou a Câmara.

Portimão aderiu recentemente Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal, na sequência de um protocolo celebrado entre a Câmara e o Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa, que dinamiza o projeto.

A plataforma, cujos responsáveis são os professores Isabel Alçada, Carlos Correia e Irene Tomé e tem a chancela do Plano Nacional de Leitura, disponibiliza, para já, conteúdos de 10 concelhos. No Algarve, além de Portimão, também Lagoa aderiu ao projeto. Os outros oito municípios são os de Condeixa-a-Nova, Celorico de Basto, Porto, Guimarães, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Lisboa.

«O Município de Portimão considera este projeto inovador no quadro das políticas de incentivo às aprendizagens, bem como à promoção da leitura em formato digital, garantida a partir das nove bibliotecas escolares do 1º Ciclo. Este Livro Digital possibilita a aquisição de conteúdos multimédia sobre o património da cidade, destinados a cerca de 2100 alunos do 1º ciclo das escolas de Portimão», considerou a autarquia.

Comentários

pub