Paderne recebe workshop “Apoio às Atividades Económicas de Base Local”

O workshop “Apoio às Atividades Económicas de Base Local” realiza-se no próximo dia 28 de Setembro, às 14h00, na Junta […]

Paderne

O workshop “Apoio às Atividades Económicas de Base Local” realiza-se no próximo dia 28 de Setembro, às 14h00, na Junta de Freguesia de Paderne (Albufeira).

Esta iniciativa, a cargo da associação In Loco, tem como objetivo «promover o desenvolvimento local do interior rural do Algarve».

Ou seja dar informações técnicas, económicas, e em termos de organização, relativas «aos setores agrícola, agroalimentar e florestal, como forma de fortalecer o setor primário e secundário e qualificar as explorações agrícolas e atividades económicas de base local».

Com a realização das várias ações, a In Loco pretende «capacitar tecnicamente os agricultores e empresários, sensibilizar e informar sobre práticas agrícolas respeitadoras do ambiente, qualificar o desempenho dos agricultores» e «melhorar a eficiência das explorações a nível ambiental e económico», explica a Câmara de Albufeira.

A isto junta-se «reforçar a cooperação e associação entre produtores e entidades locais com vista a facilitar o acesso à informação para apoiar a instalação e funcionamento das explorações e valorizar as atividades, produções agrícolas e transformação dos produtos locais».

O programa irá abordar o licenciamento das unidades de produção e transformação, nomeadamente no que se refere ao enquadramento legal da atividade (SIR – Sistema da Indústria Responsável), licenciamento de unidades de produção e transformação/atividades económicas, requisitos para a construção e instalação, licenciamento de atividades agroindustriais e requisitos técnicos de instalação e exploração – segurança alimentar.

O programa integra igualmente, a partir das 16h15, o dia de atendimento descentralizado, em que uma equipa do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) irá responder às dúvidas dos empresários e dos empreendedores na área do licenciamento industrial e apoios financeiros.

O período de inscrições decorre até dia 26 de Setembro.

Comentários

pub