Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul InformaçãoUma «solução inovadora de registo digital de dados arqueológicos, baseada na utilização de ferramentas freeware da empresa multinacional Google», foi publicada por um grupo de investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) na revista americana «Advances in Archaeological Practice».

A equipa do Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve, liderada pelo arqueólogo João Cascalheira, criou um sistema inovador que, segundo a UAlg «permite a utilização de smartphones para a recolha de informação sobre jazidas arqueológicas e análise de materiais durante trabalhos de prospeção arqueológica».

A solução abordada no artigo científico é composta «por duas apps totalmente livres de custos e customizáveis, que pretendem facilitar o registo, gestão e partilha dos dados a investigadores de todo o mundo».

maozorra

«O sistema foi desenvolvido para ser utilizado em trabalhos de campo em Moçambique, onde a equipa tem trabalhado desde 2014, em busca de evidência dos primeiros homens anatomicamente modernos», acrescentou a universidade algarvia.

O artigo pode ser consultado aqui.

festival do marisco de olhao
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Artigo Clarks.docx

Escola de Olhão integra projeto europeu de combate às alterações climáticas

crianças_escolas_creches_recreio_3

Projeto da Universidade de Évora mostra que brincar às lutas faz bem às crianças

Dinossauros e paleontologos em Messines_er_01

Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina