«Cavalheiros motociclistas» desfilam por Loulé e Faro

O “Distinguished Gentleman’s Ride” (DGR), a realizar-se no dia 24 de Setembro, vai percorrer as ruas de Faro e Loulé, […]

O “Distinguished Gentleman’s Ride” (DGR), a realizar-se no dia 24 de Setembro, vai percorrer as ruas de Faro e Loulé, com «cavalheiros motociclistas», vestidos de «forma elegante e distinta», ao volante de motos clássicas e antigas. 

Nesse dia, os motociclistas vão estar no Largo da Sé, em Faro, às 14h00, para dar início ao Ride pelas ruas da baixa, seguindo depois para Loulé, na Praça da República, onde se finalizará a iniciativa, com alguma animação.

«Assim como em edições anteriores, este agrupamento de motociclistas vestidos de forma elegante e distinta, marca um dia diferente para quem participa e para quem assiste à passagem das motos clássicas e antigas, pelas ruas de Faro e Loulé. De forma a sensibilizar o público pelas causas em questão, o sentido de humor, sorrisos, cavalheirismo, companheirismo, cortesia e solidariedade são alguns dos sentimentos presentes nesta iniciativa», diz a Câmara de Loulé.

«Os estilos de motos que participam no DGR são particulares e conferem ao evento uma essência única: Café Racer, Bobber, Clássica, Tracker, Scrambler, Old School Chopper, Clássica Moderna, Sidecar, Scooter Clássica e Brat Styled. É importante que os participantes respeitem o guia de estilos e o dress code do evento, para que este mantenha a sua autenticidade», acrescenta a autarquia.

Todos os anos, desde 2012, milhares de motociclistas unem-se por uma causa nobre, passeando as suas motos clássicas e antigas em centenas de cidades por todo o mundo. O seu objetivo é consciencializar e apoiar a investigação para a cura do cancro da próstata e, mais recentemente, a prevenção do suicídio masculino.

A ideia original do Distinguished Gentleman’s Ride (DGR) surgiu em Sydney, Austrália, quando Mark Hawwa, inspirado por uma fotografia de Don Draper (Mad Men), acreditou que envergar o seu melhor fato e montar uma moto clássica seria uma boa forma de contrariar o estereótipo muitas vezes negativo associado aos motociclistas, ao mesmo tempo que pretendia, de uma forma elegante, angariar donativos para apoiar esta causa.

O primeiro desfile, em 2012, reuniu mais de 2500 motociclistas em 64 cidades. O êxito do evento levou o fundador a pensar que esta seria uma boa forma de apoiar uma causa nobre.

Nos anos que se seguiram, o número de participantes e o valor das angariações aumentaram: em 2016, mais de 56 mil motociclistas em 505 cidades de 90 países, juntaram-se à causa e as doações atingiram mais de 3,6 milhões de dólares para a investigação do cancro da próstata e programas de saúde mental para homens, em parceria com a Movember Foundation.

Na sequência da tragédia que representou a perda de um dos anfitriões do desfile devido a uma depressão, em 2016 houve uma mudança nos objetivos do evento: o financiamento de programas de prevenção do suicídio passou a ser também uma meta do DGR, a par da investigação sobre o cancro da próstata, através do novo parceiro oficial de solidariedade, a Movember Foundation, e graças ao apoio dos patrocinadores Triumph Motorcycles e Zenith Watches.

Os fundos angariados este ano serão investidos em programas locais e globais de investigação sobre o cancro da próstata e prevenção do suicídio.

Para participar no DGR, basta registar-se aqui. Depois do registo, é possível aceder a todos os detalhes do evento.

Quanto ao guia está disponível aqui.

Comentários

pub