Café Aliança de Faro é imagem de emissão de selos hoje lançada pelos CTT

O Café Aliança, em Faro, é um dos seis que figuram na emissão filatélica “Cafés Históricos”, que relembra alguns dos […]

O Café Aliança, em Faro, é um dos seis que figuram na emissão filatélica “Cafés Históricos”, que relembra alguns dos cafés portugueses mais emblemáticos do País, hoje lançada pelos CTT.

Esta emissão é composta por cinco selos e um bloco representativos de seis cafés, nomeadamente: o Café Aliança, em Faro, o Café A Brasileira, em Braga, a Pastelaria Manuel Natário, em Viana do Castelo, o Café Milenário, em Guimarães, o Café Piolho (Âncora D’Ouro), no Porto, e a Pastelaria Versailles, em Lisboa.

Segundo os CTT, «todos os cafés representados nesta emissão filatélica marcam de vários modos a identidade local e nacional associada à vivência urbana. “Tomar um café” continua a ser um dos mais distintivos hábitos do carácter português. Esta expressão há muito que representa muito mais do que o ato de apreciar esta bebida quente. A frase passou a traduzir um compromisso de uma conversa, de um encontro entre amigos, de um ponto de encontro».

«A era dourada dos cafés em Portugal ficou para trás, num período compreendido entre meados do século XIX e o final da primeira metade do século XX. Nessa época, o café como lugar de convivialidade conhecia uma forte afirmação entre a burguesia urbana. Algo que se viria a confirmar nas décadas seguintes, com a abertura de estabelecimentos cada vez maiores e sofisticados na decoração e no serviço. Um bom exemplo pode ser encontra do na elegante A Brasileira de Braga, aberta em 1907 e incluída nesta série», acrescenta a empresa responsável pela emissão dos selos.

Os cafés mais antigos e carregados de história «não têm só um património material rico, mas também um património imaterial grandioso».

Esta emissão faz parte do 2º grupo de selos da série filatélica “Cafés Históricos”, tendo a primeira sido apresentada em Outubro do ano passado. Os CTT voltam assim a mostrar que «procuram, através da filatelia e de acordo com a sua tradição, divulgar motivos de elevado interesse nacional enaltecendo neste caso a história e arquitetura portuguesas».

Esta emissão é composta por cinco selos com o valor facial de 0,50€ cada e uma tiragem de 125 000 exemplares cada; o bloco com um selo tem o valor de 1,40€ e uma tiragem de 45 000 exemplares. Os selos têm um formato de 30,6 X 40 mm e o bloco de 95X125mm.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores, em Lisboa, Município, no Porto, Zarco,  no Funchal , Antero de Quental,  em Ponta Delgada, Avenida, em Braga, Loja CTT de Faro, Loja CTT Guimarães e Loja CTT Viana do Castelo.

Comentários

pub