Algarvia Joana Schenker já é Tetracampeã Nacional de Bodyboard Feminino

Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres) já é Tetracampeã Nacional de Bodyboard Feminino. A atleta algarvia conquistou, por antecipação, […]

Joana Schenker – Foto: Francisco Pinheiro

Joana Schenker (Associação de Bodyboard de Sagres) já é Tetracampeã Nacional de Bodyboard Feminino. A atleta algarvia conquistou, por antecipação, o seu quarto título nacional consecutivo, ao vencer a 4ª Etapa (penúltima) do circuito feminino, disputada na Ericeira, no fim-de-semana 26 e 27 de agosto.

O anúncio da conquista antecipada do título nacional foi feito pela Associação de Bodyboard de Sagres e pelo treinador e companheiro da atleta, Francisco Pinheiro.

O domínio da atleta algarvia no bodyboard feminino assume proporções históricas. Joana Schenker soma quatro títulos nacionais femininos consecutivos, mas vence pela quinta vez o circuito nacional. Em 2013, não lhe foi atribuído o título porque ainda não tinha nacionalidade portuguesa.

Joana Schenker chega ao ‘tetra’ com vitórias em todas as quatro etapas femininas já disputadas este ano e a uma etapa do fim do circuito. No fim-de-semana, na Ericeira, a atleta algarvia ‘varreu’ a prova com vitórias em todas as baterias que disputou. Foi assim em quase todas as etapas.

A atleta algarvia está a construir um registo inédito. Joana Schenker é tricampeã europeia de bodyboard feminino em título, estatuto que nenhuma outra mulher alcançou antes e iniciou o circuito europeu este ano com uma vitória na primeira etapa.

A bodyboarder sagreira está também no circuito mundial e viajou esta segunda-feira, 28 de agosto, para o Japão, para disputar a sua segunda etapa mundial esta época. Em 2016, Joana Schenker foi Top 4 Mundial, em igualdade pontual com a terceira melhor do mundo.

A Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard na Ericeira, organizada pelo Ericeira Surf Clube e Federação Portuguesa de Surf decorreu na Praia da Empa e foi servida com boas ondas. Foi a 4ª Etapa Feminina, mas a 3ª Etapa para as categorias Open (Masculino) e Dropknee. A Associação de Bodyboard de Sagres esteve representada pelos atletas Francisco Pinheiro e Gonçalo Pinheiro na etapa Masculino.

Francisco Pinheiro e Gonçalo Pinheiro venceram os respetivos ‘heats’ nas duas primeiras rondas – Ronda de 48 e oitavos-de-final. Foi uma entrada fulgurante, travada com a eliminação dos dois algarvios nos quartos-de-final. Gonçalo Pinheiro alcançou um registo de consolação nos ‘oitavos’, ao vencer aí Daniel Fonseca, que haveria de ganhar a etapa.

O Circuito Nacional de Bodyboard Open (Masculino) 2017 ainda tem no calendário mais duas etapas; na Praia Grande, dia 11 de setembro, e em Peniche, dias 18 e 19 de novembro. O Circuito Nacional de Bodyboard Dropknee tem apenas mais uma prova, a etapa em Peniche, em novembro. O Circuito Nacional de Bodyboard Feminino vai terminar com uma etapa exclusiva para mulheres, em Carcavelos, dia 28 de outubro.

Comentários

pub