VRSA anima o Verão com centenas de atividades

A animação durante o Verão, em Vila Real de Santo António, vai ser garantida por mais de uma centena de […]

A animação durante o Verão, em Vila Real de Santo António, vai ser garantida por mais de uma centena de atividades, que se realizarão ao longo dos meses de Julho, Agosto e Setembro. Música, cinema, mercados, desporto e tradições vão estar em destaque durante a época estival, em iniciativas pensadas para todos os públicos e idades.

A festa começa já no dia 13 de Julho, com mais uma edição das «Noites d’Encanto», evento que vai encher Cacela Velha de mercados (souk), salões de chá, exposições, workshops, tertúlias, dança e música, «recriando a tolerância e a convivialidade da história do antigo al-Andalus», segundo a Câmara de VRSA, que montou o programa «Verão VRSA 2017» em parceria com a empresa municipal SGU, com as Juntas de Freguesia do concelho e  associações locais.

A 19 de Julho, o cinema ao ar livre chega à zona ribeirinha de VRSA e por lá andará durante o Verão, com sessões todas as quartas-feiras que contarão «com uma seleção de boas fitas». A sétima arte também chegará a Cacela Velha, que acolhe o ciclo “Sob as estrelas em Cacela Velha” nos dias 30 de Agosto e 6 de Setembro, no espaço do antigo cemitério.

Ainda na sede de concelho, mais precisamente no jardim da Avenida da República, junto ao Guadiana, os finais de tarde de domingo passar-se-ão «num verdadeiro ambiente de sunset», com sessões de chill out e jazz.

Também de música viverão os micro-concertos marcados para o Centro Histórico de VRSA, ao início da noite. Entre 21 de Julho e 18 de Agosto, sempre à sexta-feira, um conjunto de músicos irá dar vida às zonas pedonais e de esplanadas, promovendo a animação das principais zonas comerciais.

A 23 de Julho, o desporto será rei, com nova edição da Corrida da Baía de Monte Gordo, que desafia a percorrer 10 quilómetros entre as praias de Manta Rota e Monte Gordo, sempre junto à linha de costa.

Agosto trará mais animação, entre a qual alguma ao melhor estilo das Caraíbas. Entre os dias 10 e 15, VRSA acolhe mais uma edição do «Encontro de Cultura Cubana», onde cabem concertos, palestras e exposições.

Nos dias 17 e 24 de Agosto, as sonoridades serão outras. Nestes dias, o antigo cemitério de Cacela Velha acolhe dois concertos de Quartetos de Cordas, no âmbito do ciclo «Clássica em Cacela». Entretanto, a marginal de Monte Gordo acolhe, entre 17 e 20 de Agosto, o festival «Etniarte», onde se poderão encontrar «ritmos e artesanato dos quatro cantos do mundo», segundo a Câmara de VRSA.

Ainda em Agosto, destaque para as festas em honra de Nossa Senhora da Assunção, a 13 de Agosto, em Cacela Velha, que contarão com a atuação de Micaela e para a festa de São João da Degola, a 26 de Agosto, na Manta Rota, que terá como ponto alto um concerto de Mónica Sintra.

Em Setembro, há «Poesia na Rua» em Cacela Velha, localidade em que os nomes das ruas são de poetas que ali viveram ou que sobre ela escreveram.

A 3 de Setembro, decorre a festa em honra de Nossa Senhora da Encarnação, em Vila Real de Santo António, onde marcará presença Diogo Piçarra.  Monte Gordo também irá homenagear a sua padroeira, Nossa Senhora das Dores, com um programa que inclui concertos de Íris, no dia 7 de Setembro, e de C4 Pedro, a 10 de Setembro.

Para os mais novos, a Câmara e demais parceiros do programa «Verão VRSA 2017» prepararam um conjunto de iniciativas, entre as quais oficinas de verão, ateliês ambientais nas praias Santo António, Monte Gordo, Lota e Manta Rota, atividades lúdicas no Arquivo Histórico Municipal e o Parque de Diversões no Centro Histórico de VRSA.

O programa completo do «Verão VRSA 2017» (em PDF) pode ser consultado aqui.

Comentários

pub