“Salir do Tempo” levou milhares de pessoas a reviver passado histórico da vila

O evento “Salir do Tempo” levou, de 21 a 23 de Julho, «milhares de visitantes» a «reviver passado histórico da […]

O evento “Salir do Tempo” levou, de 21 a 23 de Julho, «milhares de visitantes» a «reviver passado histórico da vila», com D. Afonso III a ser a figura central. 

As ruas estreitas e íngremes que levam às ruínas do Castelo de Salir encheram-se de figuras de outros tempos – o monarca e a família real, cavaleiros, escudeiros, nobres, clero, cortesãs, gente do povo, animadores, bobos da corte e bailarinas de dança do ventre – que trouxeram o ambiente social, político e militar da Idade Média, com uma recriação histórica do momento em que o Algarve foi conquistado aos mouros.

Entre os visitantes houve «muitos turistas curiosos por ver “ao vivo e a cores” um pedaço da História de Portugal», tendo a «oportunidade de assistir a um programa de animação único, com torneios militares a pé e a cavalo, exposição de armas, teatro sobre cenas do quotidiano da época, espetáculos de música árabe e animação itinerante», diz a Câmara de Loulé.

A gastronomia foi outro dos destaques do “Salir do Tempo” e, nos espaços de restauração do recinto, os visitantes tiveram a oportunidade de saborear petiscos tradicionais servidos em pratos e copos elaborados em materiais da época medieval.

Também o mercado medieval trouxe realismo a uma vivência longínqua, com muitos produtos árabes – da bijuteria, vestuário, cabedais às decorações – mas também com a venda de produtos que eram a base alimentar da época.

«A decoração do recinto e a atuação de dezenas de performers, em constante interação com o público, trouxeram momentos bem-humorados a um cenário que recuou vários séculos no tempo», segundo a autarquia louletana.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, sublinhou, em jeito de balanço, o interesse da parte dos muitos visitantes na História e no património material e imaterial desta vila do concelho.

Por outro lado, o autarca realçou o contributo de eventos como este para a dinamização desta vila do interior nestes dias, atraindo assim, mais turistas para uma zona marcada pelos problemas de desertificação e envelhecimento da população.

 

 

Comentários

pub