FACECO foi «mais um sucesso» que levou 32 mil visitantes a S. Teotónio

A edição deste ano da FACECO (Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira), que se realizou de […]

A edição deste ano da FACECO (Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira), que se realizou de sexta-feira, 21 de Julho, a domingo, 23, foi «mais um sucesso» e levou «com toda a certeza» 32 mil visitantes ao Parque de Feiras e Exposições de S. Teotónio, segundo José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira.

Estes são números que, para o autarca, mostram como «a feira tem uma grande procura não só dos locais, mas também dos forasteiros».

A previsão de 32 mil pessoas foi dada ainda no decorrer do último dia do certame, mas a verdade é que, também com a ajuda do bom tempo, a marca deverá mesmo ter sido atingida.

Por exemplo, na sexta-feira, 21 de Julho, nove mil pessoas visitaram a FACECO, ao passo que sábado o número subiu para 15 mil.

«Estamos com números superiores aos da edição de 2016», de acordo com José Alberto Guerreiro, que vê com «agrado» este aumento. E não o estranha: «estando a economia a funcionar melhor e havendo mais confiança, as pessoas saem mais, gastam mais e procuram mais os produtos», explicou.

José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira

No total, foram 300 os expositores do certame. «Não foi fácil acomodar toda a gente», segundo o edil. «A maior parte foram expositores locais, mas também houve alguns regionais. A FACECO é uma oportunidade não só de promoção, mas de negócio, e isso é muito importante».

Numa feira onde «há sempre alguma coisa a acontecer», os projetos futuros são de crescimento do espaço. Sem querer revelar quais são em concreto, José Alberto Guerreiro apenas disse que há «alguns acordos» para cumprir esse desígnio.

Enquanto tal não acontece, foi muito aquilo que se foi passando nesta edição da FACECO. Houve música, concursos vários, nomeadamente de mel, provas de chocolate, de queijo e de vinho, e muito gado exposto e a concurso, com destaque para as raças que têm mais expressão nesta região do Litoral Alentejano, entre bovinos, caprinos, ovinos e mesmo suínos.

 

As bancas de artesanato registaram uma natural afluência, assim como o pavilhão dos produtos locais, onde se podia comprar presunto, queijos ou azeite. Também os restaurantes estiveram cheios, principalmente à noite.

O certame acolheu, ainda, a entrega dos prémios “Espírito Empreendedor”, promovidos pela Câmara de Odemira. Na categoria “Iniciativas empreendedoras e criativas”, o prémio foi para Tânia Neves, com o projeto “Odemira + Perto”, ao passo que o prémio “Inovação” foi ganho por José Carvalho, com “Crazy Balls”.

Por outro lado, a categoria “Novas Iniciativas Empresariais” teve como vencedora Lina Brissos e o seu cabeleireiro móvel, que percorre o concelho de Odemira. Em segundo lugar, ficou José Brás, da empresa “River Motions”, e em terceiro os “Chocolates da Beatriz”.

 

Fotos: Pedro Lemos|Sul Informação

 

Comentários

pub