No dia de Camões, vai-se «sonhar» e celebrar a língua portuguesa na Fortaleza de Sagres

Sonhos tornados realidade e a língua portuguesa vão ser celebrados na iniciativa «Sonhar em Sagres», que a Fortaleza de Sagres […]

Sonhos tornados realidade e a língua portuguesa vão ser celebrados na iniciativa «Sonhar em Sagres», que a Fortaleza de Sagres vai acolher a 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, às 16h00.

A Direção Regional de Cultura do Algarve e a Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Vila do Bispo associam-se para organizar este evento, a “cereja no topo do bolo” do projeto de âmbito local «Eu Sonhava», desenvolvido pela SCM vila-bispense e que visou «concretizar um sonho da vida dos seus utentes, motivando-os para conservar a esperança e a capacidade de sonhar até ao fim». Os desejos realizados foram muitos, incluindo a edição de um livro de poesia.

A iniciativa que será agora promovida na Fortaleza de Sagres apoia-se neste projeto e aproveita para homenagear «a Língua Portuguesa nas suas diversas expressões, como a poesia, a literatura para a infância, os provérbios e os “sonhos”».

Para isso, foi montado um programa que inclui a apresentação do livro bilingue de poesia «Coleção de Epifanias/Colección de Epifanías», de Cláudio Guimarães dos Santos, poeta, artista plástico, diplomata e vice-cônsul do Consulado-Geral do Brasil em Faro, e do livro para crianças «Na Cuca do Coqueiro», de Amanda Bittencourt, terapeuta da fala, escritora e ilustradora.

Segue-se a apresentação «O provérbio como espelho da língua portuguesa», por Rui Soares, pedagogo e presidente da Associação Internacional de Paremiologia, onde se procurará demonstrar como o provérbio «facilita a comunicação entre povos de culturas diferentes e funciona como um mediador intergeracional».

Também será dada a palavra a Armindo Vicente, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, que falará da «Importância das Instituições Sociais na Sociedade. Exemplo: Projeto “Eu Sonhava”», momento que será seguido da declamação de poesia dos utentes idosos desta instituição.

Para encerrar a sessão, há música, garantida pela Academia de Música de Lagos.

O evento «Sonhar em Sagres» conta com a parceria do Consulado do Brasil em Faro e da Associação Internacional de Paremiologia e com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Bispo e da Academia de Música de Lagos.

Comentários

pub