Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sul InformaçãoA sessão de apresentação do programa “Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego” (SI2E), destinado a apoiar o microempreendedorismo, realiza-se esta terça-feira, 6 de Junho, a partir das 17h00, na sala de sessões da Câmara Municipal de Almodôvar.

«O Programa Operacional Alentejo 2020 colocou no terreno os primeiros concursos para o apoio ao microempreendedorismo. A Autoridade de Gestão do Alentejo 2020 contratualizou com a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e com o Grupo de Ação Local (GAL) Esdime um montante de 4.862 milhões de euros distribuídos pela CIMBAL (3.112 milhões) e ESDIME (1.725 milhões) para apoiar projetos», diz a Câmara de Almodôvar.

Estes projetos serão cofinanciados no âmbito do SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego «que tem como objetivo promover os investimentos de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, assumindo como prioridade o combate ao desemprego», acrescenta.

recrutamento zoomarine 2025

O SI2E «apoia de forma simplificada pequenos investimentos empresariais de base local, vem complementar os atuais incentivos às empresas do domínio da competitividade, dá voz às entidades locais para a dinamização de iniciativas empresariais de base regional e discrimina positivamente as iniciativas empresariais dos territórios de baixa densidade», de acordo com a Câmara de Almodôvar.

Esta iniciativa apoia, assim, micro e pequenas empresas, com investimentos até 100 mil euros no Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)/GAL Esdime, ou entre os 100.001 mil euros e até 235 mil euros pela CIMBAL, apoiando a «criação líquida de postos de trabalho» e investimentos «em máquinas e equipamentos, informática, marcas, planos de marketing e pequenas obras de remodelação», explica aquela autarquia.

Os apoios são, por exemplo, um subsídio a fundo perdido, entre 40 e 60%, do investimento total elegível (para territórios de baixa densidade). Também é dado apoio por cada posto de trabalho criado: até 18 meses para territórios de baixa densidade, com o limite por mês de 1 IAS (Indexante de Apoio Social), no valor de 421,32 euros.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Criatividade_empreendedorismo_Depositphotos_22380875_XL (Medium)

Projeto de associações de desenvolvimento local estimula empreendedorismo no Algarve

Team brainstorming. Photo young creative managers crew working with new startup project in modern office. Contemporary notebook on wood table. Horizontal

Faro acolhe primeiro evento do Empreender Algarve

Criatividade_empreendedorismo_Depositphotos_22380875_XL (Medium)

Alentejo 2030 apoia PME com 1,5 milhões para contratarem doutorados e pós-doutorados