Next.Mov contou com «milhares de visitantes» numa «experiência única»

O Next.Mov – Smart Region Summit, realizado nos dias 18 e 19 de Maio, teve a visita de «mais de […]

O Next.Mov – Smart Region Summit, realizado nos dias 18 e 19 de Maio, teve a visita de «mais de cinco mil pessoas», que viveram «uma experiência única» no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

É que, além das empresas que deram a conhecer os seus produtos e aplicações, também houve partilha de experiências, por «mais de duas dezenas de oradores», no espaço de conferências, assim como test drives em carros elétricos e a possibilidade de andar em bicicletas também elétricas.

Quanto aos alunos foram 1700 os que marcaram presença. Este espaço, anuncia a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, «vai acolher muito em breve a sede de uma start up», dando, assim, «os primeiros passos na construção de um futuro sustentável, com mais e melhor qualidade de vida para todos».

Esta iniciativa teve como objetivos «procurar um caminho diferente: um futuro caracterizado por uma nova mobilidade e por uma transformação digital, enquanto resultado de um trabalho de cooperação institucional e o envolvimento das empresas e dos cidadãos para uma melhor governação municipal», segundo a AMAL.

A mudança passa, então, «por conhecer as exigências e especificidades de cada concelho, testar novas tecnologias em contexto real e criar alternativas na área da mobilidade, que permitam tornar o Algarve uma região mais acessível e um melhor lugar para viver», diz a Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Neste sentido foi apresentada, no segundo dia do evento, a aplicação Vamus, produzida pela AMAL, «que vem melhorar a mobilidade de pessoas e prestar um melhor serviço aos cidadãos».

Esta nova aplicação vai permitir a residentes ou turistas que definam uma rota para qualquer destino na região, disponibilizando informação sobre a rede de transportes públicos existente e que permite realizar a viagem pretendida.

Por outro lado, a aplicação Vamus vai analisar as tendências de tráfego dos seus utilizadores, definir como é feita a circulação de pessoas na região e avaliar a criação de novas rotas que possam vir a integrar a rede.

Além disso a aplicação vai possibilitar a cada utilizador o acesso a uma zona privada para que fique a conhecer a sua pegada ecológica.

«Esta região quer mesmo fazer parte do futuro, e do melhor, um futuro inovador e sofisticado», disse João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria.

«Estamos perante uma nova revolução, que se reflete numa nova dimensão das cidades», prosseguiu este governante, garantindo que a visão de uma cidade inteligente assenta num conceito de parceria, com vista a criar novas soluções para as cidades.

O Next.mov – Smart Region Summit teve organização da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e contou com a parceria de cerca de 47 entidades e financiamento do CRESC Algarve 2020.

Comentários

pub