Lagoa: Obras no Jardim 5 de Outubro estão «em fase final»

As obras de requalificação do Jardim 5 de Outubro, em Lagoa, que já estão na sua fase final, contemplam «o […]

As obras de requalificação do Jardim 5 de Outubro, em Lagoa, que já estão na sua fase final, contemplam «o enquadramento do espaço edificado e alteração da flora», para dotar o jardim de «novos equipamentos para usufruto dos munícipes e promovendo, simultaneamente, o encontro entre gerações».

No jardim – rodeado de estacionamento automóvel, com um coreto, um edifício de serviços que também foi requalificado e tem reabertura prevista para breve, e um parque infantil – há árvores que conferem «à maioria do espaço sombras abundantes».

A autarquia classifica a poda radical que foi feita a essas árvores e que motivou protestos, como uma «poda de limpeza, para permitir a entrada de luz natural», explicando que essa prática foi feita pelo facto de «se encontrarem em boas condições fitossanitárias».

Nas obras em curso, «foram definidos acertos» para os pavimentos, lancis e muretes, «de modo a ficarem de acordo com o novo desenho do espaço, com a manutenção da calçada existente, reutilizando-a e repavimentando onde foi estritamente necessário».

As caldeiras das árvores que, em alguns casos, apresentavam risco para os utilizadores, foram uniformizadas através de limpeza e preparação, com plantação ou colocação de grelhas metálicas (nas zonas de calçada) e integração de pavimento em borracha (na área de recreio infantil), sendo implementada rega gota-a-gota nos canteiros.

Foi ainda alterada a localização do Parque Infantil, «para usufruir da sombra existente, atualmente desaproveitada, criando um ambiente mais acolhedor e melhorando as condições de segurança».

O espaço será dotado de pavimento «de segurança, não tóxico e inócuo» para o ambiente e para os utilizadores, que a Câmara de Lagoa diz ser «adequado a cada um dos equipamentos, quer em termos de segurança, quer em termos cromáticos, para maior fruição do espaço».

Serão também colocados bancos nesta área, «para melhor acompanhamento das crianças por parte dos adultos».

No local onde estava o parque infantil, «será desenvolvido um projeto inovador, com a instalação de um hot spot Wi-Fi, enquadrado por toldos tensionados para efeitos de sombreamento dos bancos de grupo, com iluminação noturna». No troço final desta zona, serão criados mais alguns lugares de estacionamento.

Na zona do coreto, «serão retiradas as plantas que não estejam em condições e uniformizada a vegetação existente». Vão ainda avançar mais «podas de limpeza e aclaramento das copas, atualmente muito densas».

Serão reforçados e melhorados os equipamentos disponíveis e, em simultâneo, «criados canteiros diferenciadores, entre as costas dos bancos e os lancis a construir, com a manutenção das árvores existentes e a introdução de plantas ornamentais, assim como colocados bancos frente a frente, que promoverão o convívio social».

Esta obra custa 149.000 euros e foi adjudicada pelo prazo de 120 dias, devendo estar concluída em Junho.

Comentários

pub