Helena Candeias vence Concurso de Fado de Vila do Bispo em noite «abrilhantada» por Camané

Helena Candeias foi a vencedora da 18ª edição do Concurso de Fado Cerveja Sagres, do concelho de Vila do Bispo. […]

Helena Candeias foi a vencedora da 18ª edição do Concurso de Fado Cerveja Sagres, do concelho de Vila do Bispo. A fadista conquistou, no passado sábado, o primeiro lugar na final realizada na Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel.

“Um Fado para esta noite” e “Troca por Troca” foram os fados com que a concorrente de Lagos «cantou e encantou uma plateia composta por mais de 800 pessoas», conta a Câmara de Vila de Bispo.

Em segundo lugar ficou Mafalda Vasques, de Beja, e no terceiro lugar do pódio classificou-se Marta Alves, também de Lagos, respetivamente. Sandra Reis (Beja) conquistou o quarto lugar, enquanto a Vânia Rodrigues (Loulé) classificou-se em quinto lugar.

A vencedora recebeu um prémio monetário no valor de 1000 euros, a segunda de 500 euros, a terceira de 250 euros e a quarta e a quinta classificadas de 150 euros cada.

Micaela Gonçalves (Silves) foi a vencedora da vertente juvenil. Afonso Silva (Portimão) ficou em segundo lugar e Zélia Viana (Aljezur) em terceiro. A primeira classificada desta categoria vai receber 250 euros, numa conta poupança, enquanto o segundo classificado recebe 150 euros, o terceiro 100 euros e a quarta classificada 50 euros.

O evento contou também com a participação de Cecília Valentim e Renato Néné vencedores da edição do ano passado, na vertente sénior e juvenil, respetivamente.

O fadista Camané «foi o artista que abrilhantou a noite com um reportório de fados conhecidos do público», acrescenta a Câmara de Vila do Bispo, que organiza o evento.

Na plateia estiveram o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e do presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares.

A iniciativa «tem como objetivo divulgar e estimular o gosto pelo Fado, Património Imaterial da Humanidade, assim como contribuir para o desenvolvimento cultural do concelho», conclui a autarquia.

Comentários

pub