7ª edição do Algarve Design Meeting é «mostra do trabalho de videomapping do país inteiro»

A iniciativa não é nova, mas na 7ª edição do Algarve Design Meeting (ADM), a realizar-se de 20 a 27 […]

A iniciativa não é nova, mas na 7ª edição do Algarve Design Meeting (ADM), a realizar-se de 20 a 27 de Maio, na antiga Fábrica da Cerveja, em Faro, mas há novidades: a 4ª edição do festival internacional de videomapping, integrada neste ADM, vai contar com trabalhos de alunos da Universidade de Belas Artes, no Porto, e da Universidade de Aveiro (ambas em estreia) a que se juntarão a Universidade de Lisboa e do Algarve. Faro torna-se, assim, «uma mostra do trabalho do país inteiro».

Apesar da proposta para a participação da Universidade de Belas Artes de Aveiro ter sido feita no ano passado, só agora é que estas academias se vão estrear no Algarve Design Meeting. A Igreja da Sé servirá de tela, no dia 27, das 22h30 às 00h00, para a projeção dos trabalhos, onde também entram alunos da Faculdade de Comunicação e Multimédia da Universidade de Tomas Bata (República Checa).

Em declarações ao Sul Informação, António Lacerda, coordenador do evento, explicou que os temas para esta sessão de videomapping são «livres», pelo que haverá algumas projeções que «jogam com o som» e outras com «imagem, fotografia ou vídeo».

Ainda assim, não só de videomapping se vai fazer esta iniciativa, que se desenvolverá num espaço de 2 mil metros quadrados, na Fábrica da Cerveja. Para os amantes do design (e não só) haverá palestras, música e exposições.

Por exemplo, no dia 27 às 17h30, José Mendes, responsável pela campanha dos 90 anos da Super Bock, dará o seu testemunho, assim como o fotógrafo algarvio Vítor Pina, mas no dia 26, às 17h30.

Já a música do espaço lounge «ajudará a dinamizar», diz António Lacerda. Quanto às salas da Fábrica de Cerveja, que acolherão as exposições, serão usadas numa outra ótica. «Há um aspeto industrial, de salas vazias, e nós nas exposições fazemos uso disso», explicou o coordenador.

Nestas mostras encontram-se, por exemplo, uma exposição que vem “na bagagem” desde Ílhavo (Memórias e Identidade – Recordar uma cultura), na sala 9, ou as instalações interativas que chegam da República Checa, de Václav Ondrousek, e Mikes Cettl.

Um dos aliciantes do ADM é visitar o antigo edifício da Fábrica da Cerveja. Até porque «este poderá ser o último evento antes de se saber o que futuro do espaço», disse.

E se o ano passado o Algarve Design Meeting foi um sucesso, para esta edição a perspetiva é manter o crescimento. «Este ano as pessoas já sabem do evento. Quem não foi o ano passado arrependeu-se», revelou, entre risos, António Lacerda.

É que o grande objetivo do ADM passa também por «mostrar o que é o design às pessoas que nem sempre entendem como algumas coisas estão no nosso dia a dia», concluiu o responsável.

Esta iniciativa, organizada pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, conta com os apoios institucionais da AND – Associação Nacional de Designers, da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Câmara Municipal de Faro e da Universidade de Tomas Bata.

Para consultar o programa completo clique aqui.

Comentários

pub