Portimão: Portugal e Espanha juntam-se para mostrar como “Trabalhar em Segurança”

A Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes de Trabalho vai ser apresentada no próximo dia 26 de Abril, no âmbito […]

A Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes de Trabalho vai ser apresentada no próximo dia 26 de Abril, no âmbito do seminário “Trabalhar em Segurança, às 10h00, no Auditório do Museu de Portimão.

Esta apresentação estará a cargo de José Banaco, inspetor do trabalho da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

O objetivo desta campanha é mesmo «promover a redução dos acidentes de trabalho».

«Por ano morrem mais de 4000 trabalhadores na Europa e 160 em Portugal. A redução dos acidentes de trabalho constitui um dos objetivos principais do Quadro Estratégico Europeu para a Segurança e Saúde no Trabalho 2014 – 2020, bem como das Estratégias de Segurança e Saúde no Trabalho de Espanha e de Portugal», explica a ACRAL, uma das promotoras do evento.

O seminário, que também pretende celebrar o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, que se comemora a 28 de Abril, é destinado a comerciantes, empresários, técnicos de segurança, assim como a «todos os que tenham pessoas a seu cargo e sintam a necessidade de saber mais sobre a caracterização e enquadramento da legislação de Segurança, dos acidentes de trabalho e ainda o que se pode fazer para os prevenir», explica a ACRAL.

A iniciativa é promovida pelos secretariados de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique da ACRAL, assim como pela ACT, os Bombeiros de Portimão, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Portimão, a Junta de Freguesia de Portimão, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e tem apoios do Centro de Apoio a Idosos de Portimão, a Escola Profissional Gil Eanes e a Socialgar Seguros.

No exterior do Museu de Portimão estará patente uma exposição de meios e recursos da proteção civil e ações de utilização de extintores e suporte básico de vida pelos Bombeiros de Portimão.

 

Programa completo:

9h15: Receção aos participantes

9h30: Sessão de Abertura

(presidente da ACRAL: Álvaro Viegas)

(Inspetor-Geral do Trabalho – engenheiro Pedro Pimenta Braz)

 

Painel I – Prevenção

Moderadora: inspetora do trabalho – Paula Horta

10h00: Apresentação da Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes de Trabalho

(José Banaco // Inspetor do trabalho // ACT)

10h30: Acidentes de Trabalho no Barlavento

(Engenheiro Carlos Montemor // Inspetor do trabalho // Coordenador Nacional da Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes do Trabalho // ACT)

11h00: Os riscos organizacionais e a prevenção de Acidentes de Trabalho

(José Calvo Sanchéz // Inspetor do Trabalho // Inspeción de Trabajo y Seguridad Social)

11h30: Debate

 

Pausa para Almoço (Livre)

 

Painel II – Proteção

Moderador: Richard Marques, comandante Operacional Municipal de Portimão

14h00: Medidas de Autoproteção, enquadramento legal e sua implementação

(Engenheiro António Varela // Gabinete Segurança Contra Incêndios // Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro // Autoridade Nacional de Proteção Civil)

14h45: Formação de Equipas de Evacuação e 1ª Intervenção

(Valter Raimundo // Gabinete de Planeamento de Emergência, Sensibilização e Informação Pública // Serviço Municipal de Proteção Civil)

15h30: Programa de Desfibrilhação Automática Externa

(Enfermeiro Luís Mestre // Adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros de Portimão e Coordenador do Centro de Formação Externa da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão)

16h15: Debate

16h45: Sessão de Encerramento

(Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão)

Comentários

pub