Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Sul Informação

Seiscentos peixes reproduzidos em cativeiro, das espécies Boga-do-sudoeste (Iberochondrostoma almacai) e Escalo-do-Arade (Squalius aradensis), ambas “Criticamente em Perigo” de extinção, vão amanhã ser libertados na ribeira de Odelouca, na zona de Alferce (Monchique).

Esta libertação surge no âmbito do projeto ”Conservação ex situ de organismos fluviais”, dinamizado pela Quercus, Aquário Vasco da Gama, MARE-ISPA e Faculdade de Medicina Veterinária, e conta como parceiros a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e as Águas do Algarve.

vila do bispo

O projeto está em curso desde 2008, com o objetivo reproduzir e manter populações ex situ de algumas das espécies de peixes de água doce mais ameaçadas no nosso país.

No âmbito deste projeto, a reprodução de peixes em cativeiro é desenvolvida em instalações do Aquário Vasco da Gama, situado no concelho de Oeiras, e no Posto Aquícola de Campelo, estrutura disponibilizada pelo Município de Figueiró dos Vinhos e gerida pela Quercus, no âmbito de uma parceria estabelecida.

Segundo a Quercus, «no final do processo de reprodução e ambientação em cativeiro, os repovoamentos de peixes são efetuados em troços dos rios de origem (dos indivíduos inicialmente capturados para reprodutores) que apresentem características favoráveis à sobrevivência e reprodução dos peixes».

«Sempre que possível, estes troços encontram-se associados a projetos de recuperação de linhas de água, envolvendo cidadãos e entidades que localmente efetuam uma monitorização mais ou menos formal destas bacias hidrográficas». É o caso no Algarve, onde o troço da ribeira de Odelouca está associado às medidas de mitigação ambiental devidas pela construção da barragem de Odelouca.

festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

Sul Informação - Aclimatização de meros em jaulas no mar contribui para repovoamento

Aclimatização de meros em jaulas no mar contribui para repovoamento

Sul Informação - “BiblioÁgua” alia literatura e educação ambiental para sensibilizar alunos farenses

“BiblioÁgua” alia literatura e educação ambiental para sensibilizar alunos farenses

Vicentina 33 anos

Vicentina celebrou 33 anos com passeio pelos seus projetos no concelho de Monchique