Não sabe o que têm em comum chá, insetos e vinho? “Pergunte pelo Bio”

Um “chá das 5”, no dia 19 de Abril, às 17h00, na Quinta das 6 Marias, em Lagos, a observação […]

Um “chá das 5”, no dia 19 de Abril, às 17h00, na Quinta das 6 Marias, em Lagos, a observação de pragas e identificação de insetos, no dia 21 de Abril, às 10h00, na Quinta do Freixo, em Loulé, e uma plantação de vinha à moda antiga, no dia 22, às 15h00, no dia aberto na Alcagoita (Quinta do Açoeiro), em Aljezur, são as propostas algarvias da Semana Pergunte pelo Bio, a acontecer de 17 a 22 de Abril.

Este ano o tema é a “Importância da Certificação”, numa iniciativa da Agrobio, em coprodução com a Quercus.

O mote servirá, assim, para lembrar «a necessidade de garantir ao consumidor que o que ele está a adquirir no ato da compra garante as premissas do produto biológico», diz a Agrobio.

Não podendo o consumidor «estar presente no processo de produção, necessita de um mecanismo que salvaguarde que o produto é de facto biológico. Quem compra bio é muitas vezes movido por uma vontade altruísta e precisa de comprovativos de que esses ensejos são correspondidos», acrescenta.

A Semana Pergunte pelo Bio pretende então divulgar o consumo sustentável não só na área das hortofrutícolas e produtos de origem animal como também nos outros consumíveis de matérias primas biológicas como a roupa e a cosmética.

«A ideia é que tanto consumidores como comerciantes pensem mais nos produtos biológicos, sendo a agricultura biológica, a única inteiramente sustentável. A mecânica da iniciativa tem como base a parceria com diferentes municípios, pontos de venda, certificadoras e associações, que se envolvem de forma ativa na divulgação do bio», considera a Agrobio.

Nos diferentes pontos do país por onde passa esta iniciativa serão projetados filmes do festival Cine Eco de Seia, um dos parceiros da iniciativa.

A inscrição para a atividade de Aljezur, que é gratuita, pode ser feita ligando para o 915750437 ou enviando um e-mail para [email protected].

Para mais informações clique aqui.

Comentários

pub