“Maios” voltam a enfeitar Olhão no primeiro dia do mês

A «tradição ancestral» de enfeitar os bonecos “Maios” com as flores típicas da Primavera volta a sair à rua já […]

A «tradição ancestral» de enfeitar os bonecos “Maios” com as flores típicas da Primavera volta a sair à rua já no dia 1 de Maio, entre Marim e Alfandanga, ao longo da EN125, mas também noutros locais do interior do concelho de Olhão.

E, como já é hábito há 33 anos seguidos, o Futebol Clube de Bias organiza o concurso de Maios, com a entrega de prémios a decorrer a 7 de Maio, num baile na sede do clube.

A iniciativa tem sempre como objetivo mostrar os bonecos, que são construídos em segredo durante meses pela população residente nestes locais, com temas sempre ligados à localidade e aos produtos da terra, e onde não faltam as flores.

«Esta tradição faz com que milhares de pessoas passem por Olhão neste dia, para verem as autênticas obras de arte, que se mostram somente no dia 1 de Maio», conta a Câmara de Olhão.

«A origem da tradição dos Maios, ou Maias, perde-se no tempo e pode ter várias explicações. Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia danças toda a noite do primeiro dia de Maio», conclui a autarquia olhanense.

Comentários

pub