Crianças de Silves ocupam as férias com «Manhãs de Páscoa no Museu»

Crianças entre os 5 e 10 anos das escolas de Silves estão a passar «Manhãs de Páscoa no Museu», para […]

Crianças entre os 5 e 10 anos das escolas de Silves estão a passar «Manhãs de Páscoa no Museu», para ocupar os tempos livres, durante as férias escolares. As visitas ao Museu Municipal de Arqueologia de Silves começaram no dia 5 e continuarão até 12 de Abril, sempre entre as 10h00 e as 12h00.

Os pequenos visitantes, além de conhecerem o espaço museológico silvense, também são desafiados a participar em diferentes atividades. Uma das sugestões é o jogo de pista “À Descoberta da Páscoa”, que «desafiará os participantes a desvendar vários enigmas e no final garantirá a todos a oferta de um ovo da Páscoa», segundo a Câmara de Silves.

As crianças também terão a oportunidade de experimentar a “Refletindo ao Espelho Figuras da Nossa História”, «na qual os mais novos se adornarão com adereços que personificarão diferentes figuras da história que lhes serão devidamente apresentadas (pré-históricos, gladiadores, cruzados, reis, rainhas, príncipes, princesas, etc.)».

O programa de atividades inclui, ainda, a ação “Dar Vida ao Óscar”, «um esqueleto humano que, carinhosamente é conhecido como “Óscar”». «Terá sido um jovem adulto, atingido pelas costas por uma ponta de seta quando, em 1248, os cristãos tomaram o castelo. Não são conhecidas as suas feições e, por isso, o desafio aos participantes será o de, através dos ossos do Óscar e da informação dada sobre ele, poderem criar um rosto e um corpo que eventualmente o pudesse retratar», explicou a autarquia.

As lendas da cidade estarão, igualmente, em foco, nomeadamente a da amendoeiras em flor, que inspirará uma oficina de expressão plástica. Ainda relacionada com a herança mourisca de Silves, é promovida a iniciativa «Um dia com o Oleiro da Mouraria», recordando o local onde os mouros viviam, após a conquista cristã, onde existiria uma oficina desta arte. Aqui, os pequenos visitantes têm a oportunidade de «modelar as suas próprias peças cerâmicas, com recurso à argila e aos pigmentos que na fase da pintura lhe darão o colorido».

As sugestões da autarquia silvense para entreter os alunos do concelho ficam completas com o “Bingo no Museu”, que funciona como o jogo tradicional que lhe dá nome, mas que, em vez de números, tem peças do museu representadas.

Os interessados em inscrever-se nestas manhãs no Museu devem inscrever-se previamente junto do Sector de Património e Arqueologia através do telefone 282 444 854 ou do email [email protected].

Comentários

pub