PCP propõe «imediata abolição» das portagens na Via do Infante

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou um Projeto de Resolução a propor «a imediata abolição de portagens na Via do […]

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou um Projeto de Resolução a propor «a imediata abolição de portagens na Via do Infante».

Na proposta apresentada a 20 de Fevereiro, os comunistas defendem que a cobrança de taxas na A22 «não é uma inevitabilidade», mas sim «uma opção política de PS, PSD e CDS», exigindo que os utilizadores deixem de pagar para utilizar esta estrada.

Para os comunistas, a introdução de portagens na A22 «foi uma medida profundamente lesiva dos interesses do Algarve, com repercussões muito negativas na mobilidade dos cidadãos e na atividade económica da região, contribuindo para o aumento das dificuldades sentidas pelas empresas, a destruição de emprego e o agravamento da sinistralidade rodoviária».

«Perante a profunda crise económica e social que atingiu o Algarve, o que se impunha era uma vigorosa intervenção de relançamento da economia regional que garantisse a criação de emprego e o progresso social e não a imposição de portagens na Via do Infante, somando mais crise à crise», acrescentam.

O PCP também aponta baterias ao PS, PSD e CDS, que acusa de terem tomado a opção de cobrar portagens «visando reduzir as despesas do Estado com as concessões rodoviárias sem, contudo, tocar nas fabulosas rendas auferidas pelos grupos económicos que as exploram».

E, apesar de considerarem que a redução de 15 por cento no valor das portagens decretada pelo Governo, em 2016, é «de sentido positivo», consideram-na «manifestamente insuficiente, ficando aquém daquilo que seria justo e necessário».

Comentários

pub