Olhão vai assistir à dança de “Villa-Lobos em Movimento”

O espetáculo “Villa-Lobos em Movimento”, que é uma releitura das peças deste compositor brasileiro para guitarra e dança, vai ter […]

O espetáculo “Villa-Lobos em Movimento”, que é uma releitura das peças deste compositor brasileiro para guitarra e dança, vai ter uma sessão este sábado, dia 4 de Março, às 18h00, na Biblioteca José Mariano Gago, em Olhão.

O recital evolui a partir do reconhecimento das influências europeias levadas para o Brasil pela colonização portuguesa durante o reinado de D. João VI. Heitor Villa-Lobos apropriou-se delas, criando uma obra brasileira que vem influenciando várias gerações de compositores.

Esta performance, criada e dirigida por Tela Leão, leva o público numa jornada pela evolução da identidade cultural do Brasil, usando as peças de Villa-Lobos para guitarra clássica, interpretadas por Josué Nunes, para acompanhar os movimentos fluentes de Simone Marçal, cujo rosto conduz o público através dos mutantes estados de espírito e vários idiomas narrativos do programa.

A peça abre com música e dança que evocam o estabelecimento do Rio de Janeiro, com o seu entorno, entre as montanhas e o mar, seguindo-se, depois, uma homenagem a Bach, onde Villa-Lobos ecoa as sonatas para violino solo, e onde reflete sobre as primeiras influências europeias na cultura brasileira.

“Villa-Lobos em Movimento” usa só um figurino, mas alguns objetos de cena, como um chapéu, chávenas de chá, óculos escuros ou uma peruca.

Este espetáculo, que faz parte do 365 Algarve,  já passou por Tavira, Portimão e Lagos.

Comentários

pub