Faro relança prémio de arquitetura e as inscrições estão quase a terminar

O “Prémio Municipal de Arquitetura e Arquitetura Paisagista” de Faro está de volta, com inscrições abertas até esta sexta-feira, dia […]

Créditos: Deposit Photos

O “Prémio Municipal de Arquitetura e Arquitetura Paisagista” de Faro está de volta, com inscrições abertas até esta sexta-feira, dia 31 de Março.

Com o objetivo de «promover e incentivar a qualidade arquitetónica» e de dignificar a «imagem urbana» podem concorrer a este prémio entidades públicas e privadas e os autores dos projetos de arquitetura e arquitetura paisagista das obras quem tenham obtido autorização de utilização nos últimos três anos.

O prémio será distribuído por três secções distintas: “Obra Nova”, “Recuperação/Reabilitação” e “Espaços Exteriores”. O vencedor de cada secção ganhará 1500 euros.

O “Prémio Municipal de Arquitetura e Arquitetura Paisagista” até já tinha visto o seu projeto de regulamento ser aprovado pela autarquia e Assembleia Municipal, em 2012, mas «por constrangimentos financeiros» não tinha sido ainda implementado.

Instituído em 1995 pela Câmara de Faro com o objetivo de incentivar as boas práticas desta disciplina e contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e construída do concelho, esta distinção também visa  «a dignificação da imagem urbana, a valorização e distinção das obras mais relevantes a nível municipal e a salvaguarda do património do concelho».

No entanto, com o passar do tempo, este prémio deixou de se realizar de forma regular, retomando agora com uma novidade: a inclusão da arquitetura paisagista como uma das disciplinas a distinguir.

O regulamento do prémio está disponível aqui.

Comentários

pub