Embaixadora da Finlândia oferece Magnólia a Monchique

A embaixadora da Finlândia em Portugal, Tarja Laitiainen, ofereceu e plantou no Bairro de S.Roque, em Monchique, uma Magnólia, árvore […]

A embaixadora da Finlândia em Portugal, Tarja Laitiainen, ofereceu e plantou no Bairro de S.Roque, em Monchique, uma Magnólia, árvore que foi o tema das comemorações do Dia da Árvore naquele concelho serrano.

A embaixadora contou com a ajuda do presidente da Câmara Rui André, numa iniciativa em que participaram dezenas de cidadãos finlandeses residentes em Monchique ou em concelhos limítrofes.

A intenção da Embaixada finlandesa foi promover «uma ação simbólica, solidária e afetiva, dadas as boas relações e a importância do Algarve, e em particular Monchique para os finlandeses, depois dos incêndios que afetaram o Algarve e a serra em Setembro de 2016». A plantação da magnólia integrou também as comemorações do Centenário da Independência da Finlândia.

Para a embaixadora Tarja Laitiainen, «o centenário é a oportunidade perfeita para uma festa grande e maravilhosa, essa também é uma ocasião para contemplação e compreensão. A marca de 100 anos oferece uma oportunidade para que as pessoas olhem para trás e entendam como a nação surgiu, além de olhar para o futuro e ver aquilo em que a Finlândia ainda se pode tornar».

A presença de cidadãos finlandeses no concelho de Monchique, as relações entre os dois países e o conhecimento do “outro Algarve”, o de Monchique, foram os temas das conversas entre Rui André e a embaixadora da Finlândia.

De 1809 até à independência, apesar de fazer parte do Império Russo, a Finlândia formou um granducado autónomo. Este foi o grande pilar possibilitador das bases sociais e administrativas que permitiram aos finlandeses romper com a Rússia em 1917. Antes de 1809, a área que é agora a Finlândia estava sob o domínio sueco, desde pelo menos o século XIII.

 

Comentários

pub