Câmara de Loulé vai plantar mil novas árvores no concelho até final de 2017

Até final do ano, vão ser plantadas mais mil árvores no concelho de Loulé. O anúncio foi feito pelo presidente […]

Até final do ano, vão ser plantadas mais mil árvores no concelho de Loulé. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo durante uma das ações de plantação de árvores promovidas pela autarquia, para celebrar o Dia Internacional da Floresta, ontem, dia 21 de Março.

Esta ação de reflorestação, inserida na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), visa a «ampliação e reforço das manchas verdes no território».

Para já, foram plantadas mais de 300 árvores, entre as quais alfarrobeiras, sobreiros, ameixeiras, laranjeiras, amendoeiras e figueiras, em diversas ações de comemoração do Dia Internacional da Floresta que foram promovidas em Loulé.

Vítor Aleixo marcou presença numa iniciativa que envolveu os alunos do Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, durante a qual foram plantados 150 sobreiros, alecrins e medronheiros em torno dos estabelecimentos de ensino localizados na zona de S. Pedro do Mar.

Uma ação pedagógica, que envolveu cerca de 400 alunos, resultou do trabalho que tem sido feito pelo agrupamento de escolas, através de uma turma de jardinagem, com o apoio do município.

«Tudo isto tem um forte efeito de sensibilização dos mais novos para os valores da sustentabilidade ambiental e uma responsabilização das novas gerações para o cuidado que devem ter em relação ao espaço público, às manchas verdes que devem ser tratadas e acarinhadas no contexto urbano. Há aqui várias coisas que se conjugam com o objetivo final que é o de convocar as novas gerações para o cuidado do nosso Planeta», considerou Vítor Aleixo.

Além do Agrupamento Laura Ayres de Quarteira, também receberam ações semelhantes as escolas EB1 de Clareanes e EB1 Hortas de Santo António de Loulé, EB 1 Nº 4 de Loulé e no Jardim de Infância de São João da Venda, em Almancil.

Paralelamente, foram plantadas pela autarquia arbustos em difrentes pontos da cidade, em ações que envolveram utentes das associações Existir, Unir e ASMAL no recinto do jogo da malha, espaço recreativo e adjacente ao Parque Municipal de Loulé e nas urbanizações “Janelas de Loulé e “Habifuturo”.

Além de plantar árvores, a Câmara de Loulé distribuiu 1200 pequenas árvores e arbustros à população, «como forma de incentivar a plantação de mais árvores com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e da temperatura, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental».

Comentários

pub