Alunos do secundário do Algarve serão “deputados” por um dia no Parlamento dos Jovens

Alunos de 12 Escolas Secundárias do Algarve, eleitos pelos seus pares, vão participar na sessão distrital de Faro do programa […]

Alunos de 12 Escolas Secundárias do Algarve, eleitos pelos seus pares, vão participar na sessão distrital de Faro do programa «Parlamento dos Jovens 2016/2017 – Ensino Secundário», que vai decorrera a 21 de Março, na delegação regional de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude,  a partir das 9h30.

As cerca de 6 dezenas de “deputados” deste parlamento jovem vêm de escolas privadas e públicas da região. Os trabalhos serão orientados por António Eusébio, deputado socialista à Assembleia da República eleito pelo Algarve.

Nesta sessão participam estudantes da Escola Internacional do Algarve – Lagoa, Escola Secundária João de Deus – Faro, Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira – Lagoa, Escola Secundária Pinheiro e Rosa – Faro, Escola Secundária de Vila Real de St. António, Escola Secundária Tomás Cabreira – Faro, Escola Secundária Drª Laura Ayres – Quarteira, Escola Secundária de Loulé, Escola Profissional Cândido Guerreiro CIPRL – Alte, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Escola Profissional Agostinho Roseta – Albufeira e Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira.

«O “Parlamento dos Jovens” procura incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político. Este ano o tema aprovado pela Comissão de Educação da Assembleia da República, para edição do ensino secundário é “40 anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico”», segundo o IPDJ de Faro.

Na sessão que se vai realizar em Faro serão eleitos os elementos que vão representar a região na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens – 2016/2017, que se realizará na Assembleia da República, nos dias 8 e 9 de Maio. Também será aprovado o projeto de resolução do distrito de Faro, a apresentar na sessão nacional.

Comentários

pub