Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras faro

Sul InformaçãoO ciclista algarvio Amaro Antunes, que corre pela W52/Futebol Clube do Porto, venceu, ontem, dia 5 de Março, a Clássica da Arrábida, que ligou Setúbal ao Castelo de Palmela, ao longo de 186,6 quilómetros. De Mateos, do Louletano/Hospital de Loulé, ficou em quarto lugar, Joni Brandão, do Sporting/Tavira, alcançou o sétimo posto, seguido do colega de equipa Frederico Figueiredo.

Tal como quando venceu na última etapa da Volta ao Algarve, no Alto do Malhão, Amaro Antunes, que completou a tirada em 4h6min34seg, disparou para a vitória nos últimos 2,6 quilómetros, sempre a subir, num terreno, primeiro em terra batida, e depois em empedrado.

Sérgio Paulinho, da Efapel, seguiu uma estratégia diferente, tendo mantido o próprio passo. Apesar de se ter aproximado de Amaro Antunes, o experiente ciclismo acabou por ficar a dois segundos do corredor da W52/FC Porto, contribuindo, todavia, para a vitória coletiva da Efapel.

são brás de alportel

Sul InformaçãoO terceiro, com o mesmo tempo de Paulinho, foi o norueguês Andreas Vangastad (Team Sparebanken Sor).

A Clássica da Arrábida teve duas fases distintas: os primeiros 110 quilómetros ficaram marcados pela velocidade, que endureceu a prova mesmo na sua fase mais plana.

Nesse período houve cinco homens a destacarem-se, pedalando em fuga: Logan Owen (Axeon Hagens Berman), Dmitrii Sokolov (Lokosphinx), Pierrick Naud (Rally Cycling), Trond Trondsen (Team Sparebanken Sor) e Samuel Caldeira (W52/FC Porto).

Logan Owen aproveitou para se sagrar rei dos trepadores. A fuga, na altura, foi perdendo elementos com a entrada nos últimos 70 quilómetros, onde se encontravam cinco contagens de montanha. O pelotão – ou o que dele restava – entrou compacto na zona de terra, onde acabaria por se dar o ataque de Amaro Antunes.

«Tal como acontecera na Volta ao Algarve, a equipa trabalhou desde muito cedo para que a vitória fosse possível. Depois da penúltima subida deu-se uma queda e eu acabei por ficar sozinho. Como o grupo já estava muito fracionado, ataquei de longe e, felizmente, consegui ganhar. Agradeço aos meus colegas do fundo do coração», afirmou Amaro Antunes.

Sul InformaçãoA vitória na Clássica da Arrábida deixou o algarvio como grande favorito à conquista do Troféu Liberty Seguros, estando na segunda posição, em igualdade pontual com o jovem spinter Francisco Campos (Miranda/Mortágua), que continua também em primeiro na classificação da juventude.

«Fui à luta e, apesar de não estar à espera, consegui segurar a liderança. Na próxima corrida tudo pode acontecer, mesmo que, em teoria, seja mais favorável aos trepadores», reconhece Francisco Campos, que, ainda assim, promete tentar conservar a camisola amarela.

O Troféu Liberty Seguros termina no próximo domingo, dia 12 de Março, com a realização da Clássica Aldeias do Xisto, uma corrida de 140,6 quilómetros, com início na Aldeia da Barroca, no Fundão, e chegada na Aldeia de Cerdeira, em Lousã. A meta coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria.

 

Classificação Clássica da Arrábida:

1º: Amaro Antunes (W52-FC Porto), 4h36m34s
2º: Sérgio Paulinho (Efapel), a 2s
3º: Andreas Vangstad (Team Sparebanken Sor), mt
4º: Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), a 17s
5º: Edward Dunbar (Axeon Hagens Berman), a 19s
6º: Manuel Sola (Caja Rural-Seguros RGA), a 26s
7º: Joni Brandão (Sporting-Tavira), a 31s
8º: Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), a 36s
9º: Igor Merino (Burgos BH), a 38s
10º: Mario González (Sporting-Tavira), a 41s

Banner lateral albufeira
savewater

Também poderá gostar

Sul Informação - Algarvio Amaro Antunes ganha Volta a Portugal com 7º tempo no contrarrelógio final

Algarvio Amaro Antunes perde Volta a Portugal 2021 por doping

Sul Informação - Algarvio Amaro Antunes vence Volta a Portugal pela segunda vez consecutiva

Algarvio Amaro Antunes vence Volta a Portugal pela segunda vez consecutiva

Sul Informação - Amaro continua na liderança da Volta, Daniel McLay vence pelo segundo dia consecutivo

Amaro Antunes parte de amarelo para último dia da Volta a Portugal