Empresários do Baixo Guadiana foram conhecer inovação turística da “Dark Sky Alqueva”

A “Dark Sky Alqueva”, um «exemplo inovador de turismo a observar o céu estrelado», foi a empresa convidada para a […]

A “Dark Sky Alqueva”, um «exemplo inovador de turismo a observar o céu estrelado», foi a empresa convidada para a segunda sessão de trabalho da iniciativa “Turismo & Boas Práticas”, dirigida aos empresários do Baixo Guadiana, que se realizou no passado dia 20 de Fevereiro, na Casa do Sal de Castro Marim.

Apolónia Rodrigues, coordenadora da rota “Dark Sky”, apresentou o primeiro local do mundo a receber a certificação “Starlight Tourism Destination”, dada a «lugares visitáveis» que sejam «​​caraterizados pela excelente qualidade para a contemplação de céus estrelados e para a prática de atividades turísticas com base neste recurso», conta a associação Odiana.

Esta é, inclusive, a primeira reserva “Dark Sky” portuguesa, que é constituída pelos seis concelhos adjacentes ao Alqueva (Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz) e tem, associada, a “Rota Dark Sky Alqueva”, que tem unidades de alojamento, restauração, produtores de produtos regionais e empresas de animação turística.

Com base nesta rota, os turistas podem realizar várias atividades noturnas como observação de estrelas, observação de pássaros, caminhadas, passeios a cavalo, observação da vida selvagem, canoagem, jantares à beira do lago, atividades com crianças e até degustação de vinhos.

A sessão decorreu, ainda, no âmbito do projeto “Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)”, cuja meta é conhecer o posicionamento da oferta nos mercados internacionais e concertá-la com o setor empresarial da região, focando a questão do turismo sustentável.

Como tal, esta iniciativa conta com o selo da Odiana e surge no seguimento das aprovações desta associação no âmbito dos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), e do CRESC Algarve 2020.

Para saber mais sobre a “Dark Sky Alqueva” clique aqui.

Comentários

pub