Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao
Sul Informação
Foto Hugo Rodrigues/Sul Informação

A Câmara de Faro aprovou, na segunda-feira, a moção “Ria Formosa: Não às demolições, sim à requalificação”, proposta pela CDU. O documento exige o reconhecimento do valor social, económico, histórico e cultural dos núcleos urbanos das ilhas-barreira da Ria Formosa e o fim das demolições.

O PCP que tem um vereador eleito no executivo, realça que «numa altura em que regressa o pesadelo das demolições às ilhas-barreira e quando estão marcadas as posses administrativas de casas a demolir já para o próximo dia 22 de Fevereiro» apresentou uma moção na Câmara de Faro para que esta tomasse posição contra a decisão do Governo PS em retomar as demolições e manifestasse solidariedade e apoio às comunidades locais».

A moção foi aprovada por maioria (5 – 4), com os votos a favor do vereador da CDU e dos vereadores do PSD e o voto contra dos vereadores do PS.

sessões de cinema de inverno

Na moção, são criticados o Governo e o novo Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa que em vez de «procederem à requalificação de todos os núcleos urbanos e dos espaços balneares das ilhas-barreira da Ria Formosa e também à requalificação do seu sistema lagunar, anunciaram que darão início no próximo dia 22 de Fevereiro à tomada de posse administrativa de casas dos núcleos urbanos dos Hangares e do Farol, fazendo regressar assim, para as populações atingidas, o pesadelo das demolições».

O doccumento reafirma também «a exigência de que o Governo do Partido Socialista reoriente a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, S. A., agora com um novo Conselho de Administração, para um rumo diferente de atuação, no quadro do reconhecimento do valor social, económico, histórico e cultural dos núcleos urbanos das ilhas-barreira, e ponha fim ao processo de demolição de habitações e avance com o processo de requalificação de todos os núcleos urbanos e dos espaços balneares em causa».

jf-quarteira
zoomarine

Também poderá gostar

raimundo cdu

Podcast Voz da Campanha: A esquerda, a estratégia e agricultura

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Podcast Voz da Campanha: Na cidade onde as ruas não têm nomes

epa12090729 Portuguese President Marcelo Rebelo de Sousa (L) casts his vote during early voting day for the legislative elections at a polling station in Vila Real de Santo Antonio, southern Portugal, 11 May 2025. Over 333,000 voters are eligible to participate in early voting, while election day is set for 18 May.  EPA/LUIS FORRA

Podcast Voz da Campanha: Voto antecipado do Presidente Marcelo foi em Vila Real de Santo António